Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Campanha incentiva doação de sangue

(Foto: Carlos Poly/SMCS) - Campanha incentiva doação de sangue
(Foto: Carlos Poly/SMCS)

Entre os dias 15 e 22 deste mês acontece a Semana Municipal do Doador de Sangue em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. A campanha pretende incentivar a doação de sangue, que pode ser realizada no Hemepar, em Curitiba, de segunda a sábado.

Para facilitar a doação, na próxima terça-feira (20) será disponibilizado um micro-ônibus para levar os interessados gratuitamente ao Hemepar. A saída será às 13 horas no ponto de táxi ao lado da feirinha do terminal central. As inscrições serão realizadas nas unidades básicas até sexta-feira (16).

Pessoas que procurarem o centro de hematologia em outros dias e horários não precisam agendar a ida até lá, a não ser que sejam grupos ou pessoas com deficiência, nessas situações a solicitação é feita pelo telefone (41) 3281-4000. É preciso apresentar um documento pessoal com foto.

O sangue que é coletado no Hemepar é distribuído para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos de todas as regiões do Paraná. Para ser um doador de sangue, a pessoa precisa ter entre 18 e 69 anos, sendo que adolescentes de 16 anos já podem doar mediante acompanhamento dos pais, e deve ter mais de 50 quilos.

O voluntário não pode ter apresentado sintomas recentes de febre, tosses e espirros. A ingestão de bebida alcoólica nas últimas 12 horas antes da doação também impede a ação. Pessoas com doenças transmissíveis pelo sangue como HIV e hepatites não podem doar, assim como usuários de drogas ilícitas ou com histórico de neoplasias ou de derrame cerebral.

Endereço Hemepar: Tv. João Prosdócimo, 145 - Alto da XV, Curitiba.

Colaboração Jennifer Thereza e Prefeitura Municipal de Araucária

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo