Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Como você cuida da saúde dos seus pés?

(Foto: Divulgação) - Como você cuida da saúde dos seus pés?
(Foto: Divulgação)

Nem sempre lembrada, a saúde dos pés é fundamental para o bom funcionamento de todo o corpo. Em Curitiba, a recém-criada Associação de Podologia do Estado do Paraná (APODOPAR) pretende orientar a população sobre a necessidade de cuidados permanentes com os pés.

“Os pés são tão importantes, mas ao mesmo tempo tão esquecidos”, comenta a vice-presidente da APODOPAR, Sirlei Ferrari, que destaca uma série de benefícios que os cuidados adequados com a podologia trazem para a saúde. Ela ainda defende que o podólogo seja considerado profissional da saúde.

Muito além de resolver calos ou desencravar unhas, a podologia impede complicações de doenças graves como a diabete. No caso dos pacientes diabéticos, por exemplo, os podólogos garantem o manejo correto dos pés, o que evita cortes e machucados que demoram a cicatrizar e em situações mais críticas resultam em amputações.

Os benefícios, ainda, podem chegar até a coluna. “No caminhar, se um calo está doendo a pessoa vai caminhar errado. Ela muda a marcha e isso vai provocar dor na coluna. A mesma coisa acontece com a unha encravada, a pessoa pende pro lado de que não vai doer e também impacta diretamente”, explica Sirlei.

Orientação

Para mostrar à população a importância e os benefícios da podologia, a APODOPAR realizou no último sábado (3) um evento na Boca Maldita, centro de Curitiba. Podólogos realizaram avaliações de mais de 200 pacientes e explicaram como é feito o tratamento para cada caso.

“Se a pessoa não tem nenhum problema nos pés, o ideal é fazer o procedimento podológico a cada seis meses. Se algum problema está em tratamento, é preciso ir uma vez por mês”, orienta a podóloga.

(Foto: Divulgação)(Foto: Divulgação)

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo