Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Curitiba sedia 1ª Jornada Paranaense de Parkinson

(Ilustração: Pixabay) - Curitiba sedia 1ª Jornada Paranaense de Parkinson
(Ilustração: Pixabay)

O Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa mais prevalente no mundo e afeta cerca de 6,3 milhões de pessoas. Esse distúrbio, típico da terceira idade, atinge aproximadamente 200 mil no Brasil, estima o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para alertar a população sobre os sintomas e linhas de tratamento, a Associação Paranaense dos Portadores de Parkinsonismo (APPP) realiza a 1º Jornada Paranaense de Parkinson, entre os dias 11 e 13 de abril. Com uma programação diversificada e informativa, destinada aos profissionais de saúde, pacientes e familiares, o grupo trará discussões sobre a rotina de quem convive com a doença e os desafios que são enfrentados.

Entre diálogos sobre sintomas, diagnóstico, qualidade de vida e terapias, o evento contará com rodas de conversa com perguntas e respostas, nas quais o público poderá interagir com os profissionais e palestrantes. Um dos destaques da programação é a palestra do neurocirurgião Dr. Alexandre Francisco Novicki, sobre o tratamento cirúrgico para a doença de Parkinson. Novicki reforça: “o prognóstico do quadro não significa uma vida limitada”. A doença é tratável com terapias inovadoras, como a Estimulação Cerebral Profunda.

A Estimulação Cerebral Profunda (ECP ou DBS em inglês) é o tratamento mais indicado para os pacientes que tiveram a doença confirmada, têm respondido ao uso de medicamentos adequados à condição, mas que apresentam deterioração progressiva.

A ECP que consiste em um dispositivo implantado no cérebro por meio de um procedimento cirúrgico para tratar o tremor, rigidez, movimento lento e problemas para caminhar. Algumas pessoas acometidas pelo Parkinson têm como sintoma predominante o tremor e não respondem ao tratamento com medicamento.

“A expectativa média de vida de uma pessoa com doença de Parkinson é geralmente a mesma de pessoas que não sofrem com a doença, desde que haja o acompanhamento e tratamento adequado da condição. A ECP é um caminho seguro de tratamento que visa reduzir os sintomas da doença e proporcionar qualidade de vida, devolvendo autonomia ou parte dela aos pacientes”, afirma Novicki que reforça a presença da ECP no sistema público de saúde.

1ª Jornada Paranaense de Parkinson

Data: entre 11 a 13 de abril

Local: Mabu Curitiba Business - Curitiba, PR (apenas nos dias 11 e 12, local do evento no dia 13 a definir)

Endereço: Rua XV de Novembro, 830 – (Praça Santos Andrade) Centro, Curitiba - PR, 80020-300

Horário e inscrição: programação e inscrição em https://www.sympla.com.br/1-jornada-paranaense-de-parkinson__458577

Colaboração Assessoria de Imprensa

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo