Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Em Umuarama, 150 kg de caramujos são retirados do Bosque Uirapuru em mutirão

150 kg de caramujos são retirados do Bosque Uirapuru em mutirão

Para conter a superpopulação de caramujos africanos gigantes no Bosque do Uirapuru, em Umuarama, um mutirão foi feito com a ajuda da comunidade. Em uma manhã de trabalho foram retirados quase 150 quilos do molusco, que representa risco para a saúde da população e ao meio ambiente.

“A responsabilidade pela limpeza e conservação do bosque é da prefeitura, mas os resultados são muito melhores se compartilharmos essa atribuição com os frequentadores. Se cada um fizer a sua parte na questão da limpeza, evitando jogar lixo e outros resíduos na natureza, tanto no bosque quanto nas ruas da cidade, o trabalho dos servidores públicos será muito mais eficiente”, apontou o prefeito Celso Pozzobom.

Os caramujos podem transmitir doenças, como a meningite, e suas conchas ainda podem acumular água, tornando-se focos do mosquito transmissor da dengue. Os recolhidos na ação foram ensacados e transportados até o aterro sanitário municipal.

“Em uma área reservada, escavamos um buraco com cerca de dois metros de profundidade e os caramujos foram enterrados, entre duas camadas de calcário. Esse perigo foi eliminado, mas o cuidado com o bosque deve continuar. Em breve deveremos organizar outras coletas”, explicou a chefe da Divisão de Controle Ambiental da Prefeitura, Débora Marsolla.

A prefeitura está fazendo a licitação para terceirizar a limpeza e manutenção do bosque, já que o contrato anterior terminou ainda no ano passado.

Colaboração Assessoria de Imprensa

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo