Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Ivone entrega carta de renúncia de gestão do HM ao Governo Estadual

Arquivo Massanews - Ivone entrega carta de renúncia de gestão do HM ao Governo Estadual
Arquivo Massanews

A prefeita Ivone Barofaldi (PSDB) esteve em reunião nesta terça-feira (08) em Curitiba, onde entregou ao conselho de intergestores da saúde do Estado, que é composto pelos secretários de saúde do Paraná, a carta onde a prefeitura de Foz do Iguaçu renuncia a gestão ampliada (Gestão Plena) por insuficiência do financiamento dos serviços do sistema municipal de saúde.

Por ser Gestão Plena, o município é responsável por atender, além de sua demanda própria, de mais 8 municípios que compõem a 9ª Regional de Saúde do Estado, assumindo uma estrutura de custos cada vez mais elevada e cara para um financiamento que vem regredindo nos últimos anos na ordem de 16,1% ao ano.

A posição do município foi acatada pelo Conselho, que deve formar uma comissão que irá analisar o pedido e enviar ao Governo Federal. Ainda nesta semana, a Prefeitura deve se pronunciar sobre o posicionamento no setor da saúde, pagamento dos médicos e fornecedores.

A Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu fez o anúncio sobre a desistência da administração do Hospital Municipal Padre Germano Lauck na última sexta-feira (4). Caso o Governo Estadual ou a União se neguem a prestar ajuda, o hospital será fechado.

Colaboração: Assessoria.