Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Mariposas colocam saúde em alerta no Litoral

(Foto: Ilustração) - Mariposas colocam saúde em alerta no Litoral
(Foto: Ilustração)

Moradores e veranistas devem ficar atentos quanto a presença de mariposas do gênero Hylesia no Litoral do Paraná. Desde o fim de semana a secretaria municipal de Saúde de Paranaguá tem registrado aumento na procura por atendimento de alergias cutâneas provocadas pelo inseto.

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Paranaguá, apenas no domingo (26) foram 100 atendimentos relativos a alergia; na segunda-feira (27), foram outros 325 casos.

A alergia é causada pelas cerdas das mariposas que provocam coceira e vermelhidão na pele.

Para evitar acidentes a orientação da Secretaria de Saúde é para fechar janelas e portas durante o entardecer por aproximadamente 2 horas; apagar as luzes externas das moradias; não permanecer embaixo de postes luminosos, pois as mariposas são atraídas pela luz; Retirar a roupa dos varais antes do entardecer; Nunca pegar as mariposas com as mãos sem proteção, mesmo quando mortas; limpar os móveis que possivelmente foram expostos às mariposas com pano úmido e colocar este pano em um saquinho plástico antes de jogá-lo no lixo; não varrer quintais e calçadas, utilizar mangueiras ou baldes com água. Para limpeza dos assoalhos, passar um pano úmido; se houver contato com a mariposa, não levar as mãos aos olhos e lavá-las imediatamente; não coçar a pele após contato com o inseto.

É importante também procurar atendimento médico imediato e não ingerir ou passar medicamentos por conta própria. Outra recomendação, é lavar o local com água fria ou fazer compressas frias.

Mariposas

As mariposas do gênero Hylesia possuem ação urticante tanto na fase de lagarta quanto na fase adulta, e por este motivo, é responsável por diversos acidentes na espécie humana.

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo