Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Saiba o que pode acontecer se você usar um shampoo fora do prazo de validade

(Foto: Pixabay) - Saiba o que pode acontecer se você usar um shampoo fora do prazo
(Foto: Pixabay)

Não são apenas os alimentos que possuem prazo de validade! Os produtos cosméticos também precisam ser consumidos dentro de um período e, caso sejam usados foram do prazo, podem fazer muito mal à saúde. No caso de shampoos, condicionadores, tônicos capilares e tinturas, os problemas variam de alergias até dermatites.

A dermatologista Dra. Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology (AAD), explica que a primeira consequência séria é a perda de propriedades do produto, que deixa de realizar suas funções. “Algumas alterações na cor, odor e textura do cosmético denunciam isso, que também tem a ver com o prazo após aberto. Os ingredientes, que fazem parte da formulação, não terão mais eficácia, com um risco cada vez mais alto de causar alergias, ressecamento, queda capilar e até dermatites tanto no couro cabeludo como na testa, por conta do uso do shampoo”, afirma.

Produtos comprados no exterior demandam maior atenção por não apresentarem data de validade na embalagem e, sim, o Prazo Após Aberto (PAO). A dermatologista enfatiza que, dependendo das matérias-primas contidas no produto, ele fica sujeito a desenvolver micro-organismos patogênicos, com o risco de causar reações adversas e serem prejudiciais à saúde.

No caso de produtos descolorantes, que já causam dano químico à estrutura do fio, o problema pode ser pior. “Toda vez que a paciente pinta o cabelo, há uma perda proteica causada pela oxidação de aminoácidos no fio. Essa diminuição leva a uma redução da força capilar. Quando se usa um produto descolorante vencido, há um risco muito alto do cabelo ficar enfraquecido e cair”, alerta a médica.

Armazenamento

Para conservar bem um produto, evitando que ele perca sua eficácia, guarde em locais que não tenham variação muito grande de temperatura e umidade. “Além disso, deixar fracos e tampas abertas ou fechadas de maneira parcial são dois fatores que contribuem para a redução da ação e a proliferação de bactérias e fungos mesmo em produtos dentro da validade”, finaliza a médica.

Informações MaxPress

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo