Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Unidades de saúde realizam exame papanicolau neste sábado em Campo Mourão

Atendimento será das 8h às 17h (Foto: Divulgação) - Unidades de saúde realizam exame papanicolau neste sábado
Atendimento será das 8h às 17h (Foto: Divulgação)

As unidades básicas de saúde (UBS) de Campo Mourão estarão abertas neste sábado (15), das 8h às 17h, para uma campanha preventiva contra o câncer do colo do útero. A ação faz parte do calendário do Outubro Rosa, voltado à saúde da mulher.

Mulheres entre 25 e 64 anos que têm ou já tiveram atividade sexual podem fazer o exame, chamado de papanicolau. “O câncer do colo do útero é o segundo mais comum entre as mulheres”, alerta Vanessa Pelizari, coordenadora do programa Saúde da Família.

De acordo com Vanessa, o exame preventivo é importante, pois em caso de diagnóstico positivo, o tratamento no início impede o desenvolvimento do câncer em quase 100% dos casos. “O procedimento é indolor, simples e rápido”, destaca.

É necessário levar documento de identidade, cartão SUS e comprovante de residência.

Orientações

Para garantir um melhor resultado, a mulher não deve ter relações sexuais - mesmo com camisinha - no dia anterior ao exame e evitar o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização. 

Outra recomendação é que a mulher não esteja menstruada. Grávidas podem fazem o papanicolau, sem prejuízo para sua saúde ou do bebê.

Colaboração Assessoria de Imprensa

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo