Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Vacinação contra HPV em meninos já começou em Curitiba

(Foto AEN) - Vacinação contra HPV em meninos já começou em Curitiba
(Foto AEN)

Meninos de 12 e 13 anos de idade já podem ser vacinados contra o HPV em Curitiba. A imunização está disponível nas 110 unidades básicas de saúde de Curitiba e é gratuita.

A vacina contra o HPV protege os meninos contra câncer de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais, problemas relacionados ao vírus. A imunização também contribuiu para a diminuição do câncer do útero e vulva das mulheres, pois reduz a circulação do vírus entre a população. As meninas já são contempladas por uma campanha contra o vírus desde 2014.

“É importante que os pais fiquem atentos à importância dessa vacina para que, assim, os filhos fiquem protegidos e que a médio e longo prazo a incidência das doenças relacionadas ao HPV diminua em todo país”, comentou a enfermeira da Central de Vacinas da secretaria municipal da Saúde, Raquel Farion. A segunda dose da vacina nos meninos deve ser aplicada seis meses após a imunização.

Vacina

O Brasil é o sétimo país a aderir a vacinação contra HPV para meninos, que já é aplicada nos Estados Unidos, Austrália, Áustria, Israel, Porto Rico e Panamá. A inclusão dos meninos no calendário de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) segue a recomendação da Sociedade Brasileira de Imunizações e da Sociedade Brasileira de Pediatria.

O Ministério da Saúde pretende ampliar gradualmente, até 2020, a vacinação para meninos de 9 a 13 anos.

Colaboração Prefeitura de Curitiba