O Governo do Paraná, por meio da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), lançou nesta quinta-feira (30) a consulta pública de licitação do serviço do transporte coletivo metropolitano de Curitiba. A ação contempla 29 cidades.
A consulta segue por 15 dias e representa a primeira etapa da fase externa de licitação. É uma oportunidade para que a população em geral, sociedade civil organizada, entidades de classe e empresários do setor tenham acesso aos documentos que compõem o processo licitatório.
Além disso, o objetivo é que participem com colaborações e apontamentos visando aprimorar o futuro contrato de concessão do serviço.
Veja também:
- Suspeitos invadem e furtam loja no Centro de Curitiba; vídeo
- Área de escape da BR-376 salva duas vidas em 11 minutos; vídeo
O objetivo da licitação é regulamentar a concessão, oferecer melhorias e modernização do serviço para o cidadão. Atualmente, cerca de 70% dos passageiros que seguem para Curitiba utilizam a rede integrada de transporte.
O presidente da Amep, Gilson Santos, destaca que para chegar aos documentos que compõem o edital e seus anexos o Governo do Estado contratou uma assessoria técnica especializada.
O material foi construído em duas etapas: a primeira resultou na identificação dos cenários, com atualização de pesquisa de origem e destino, e a outra para a validação econômica e jurídica do projeto.
A licitação prevê a concessão em quatro lotes e o período de contrato será de 12 anos, estabelecendo a entrada de frota nova que responda aos quesitos de sustentabilidade ambiental. A consulta pública pode ser acessada no site da Amep.
*Com supervisão de Valeska Macedo