Cerca de 90% da população mundial tem algum nível de imunidade contra Covid-19

A Organização Mundial da Saúde (OMS) concluiu que cerca de 90% da população mundial já possui, neste estágio da pandemia, “algum nível de imunidade” contra a covid-19. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (2) pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, em coletiva de imprensa.

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

“A OMS estima que ao menos 90% da população mundial têm agora algum nível de imunidade ao Sars-CoV-2 devido a uma infecção anterior ou à vacinação”, informou Tedros Adhanom.

Apesar do dado, que pode indicar o fim do período mais crítico da crise sanitária global, o diretor-geral da OMS ponderou que é necessário cautela.

“As lacunas na vigilância, nos testes, no sequenciamento e na vacinação continuam criando as condições perfeitas para o surgimento de uma variante preocupante, que pode causar mortalidade significativa”, alertou Adhanom.

Tedros Adhanom lembrou ainda que, no fim de semana passado, completou um ano que a OMS relatou o surgimento da Ômicron. Até o momento, já foram identificadas aproximadamente 500 subvariantes da Ômicron, todas consideradas altamente contagiosas.

“Estamos muito mais perto de poder dizer que a fase de emergência da pandemia terminou, mas ainda não chegamos lá”, concluiu o diretor-geral da organização.

Desde o início da pandemia, foram confirmados mais de 640 milhões de casos do novo coronavírus em todo o mundo – número que tende a ser muito maior, devido às subnotificações. O total de óbitos, que também pressupõe-se ser superior, já chega a 6,6 milhões.

Informações de SBT News

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.