Covid-19: imunizante fará parte do calendário vacinal da criança em 2024

Com a colaboração de Agência Estadual de Notícias

A imunização contra a Covid-19 fará parte do Calendário Nacional de Vacinação das crianças a partir de janeiro de 2024.

covid-19-vacina-criancas
Foto: Luiz Costa/SMCS

A decisão foi tomada com base em evidências científicas mundiais e dados epidemiológicos de casos e óbitos pela doença no País. A medida foi oficializada nesta quinta-feira (14) para a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Nota Técnica nº 118/2023 , do Ministério da Saúde. 

Dessa forma, o Programa Nacional de Imunização (PNI) afirma que a vacina Pfizer passa a ser obrigatória para crianças entre 6 meses e 4 anos. O esquema vacinal será composto por três doses (D1, D2 e D3), sendo que entre a D1 e D2 a aplicação deve ocorrer com intervalo de quatro semanas, já entre a D2 e a D3 esse espaço deve ser de oito semanas.   

“A Sesa irá seguir a determinação do Ministério da Saúde e partir do próximo mês todas as crianças acima dos 6 meses devem receber as doses do imunizante. É valido reforçar que as vacinas são as responsáveis por evitar os casos mais graves e óbitos, sendo assim, é muito importante que todas as crianças nessa faixa etária, público muito mais suscetível as formas mais graves da doença, sejam contempladas com a vacina em todo o Paraná”,

explicou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Ao todo, 1.850 salas de vacinas das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos 399 municípios do Paraná contam com as doses para a imunização das crianças. Novas doses serão entregues pelo governo federal e disponibilizadas para as 22 Regionais de Saúde.

Vacina contra a Covid-19 para crianças

Desde dezembro de 2022 a vacina para crianças é recomendada. Até esta quinta-feira, foram aplicadas 385.978 doses (entre D1, D2 e D3) em uma população estimada em 687.475 crianças no Paraná.

Veja também:

A cobertura vacinal de 1ª dose para o público de 6 meses a 2 anos de idade é de 21,72% e para a população de 3 a 4 anos é de 41,12%, sendo que a meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 90%.

O Informe epidemiológico da Sesa aponta que, até novembro de 2023, o Paraná registrou 90.455 casos confirmados de Covid-19 em crianças de 0 a 4 anos, sendo que 67 foram a óbito em todo estado.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.