Curitiba tem aumento dos casos de Covid-19, alerta Fiocruz

O boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado nesta quinta-feira (29), aponta que as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul têm aumento nos casos de Covid-19. Entre os dias 21 e 27 de fevereiro, Curitiba registrou 4.288 casos da doença.

curitiba-casos-covid
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O número de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Covid-19 está crescendo em todo o Brasil. De acordo com o pesquisador do Programa de Computação Científica (Procc/Fiocruz) e coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, os dados indicam um cenário nacional que preocupa bastante.

“Praticamente todo o Centro-Sul com o crescimento associado à Covid-19, alguns estados do Sudeste e do Sul com uma cocirculação – ou seja, circulando ao mesmo tempo Covid-19 e Influenza A.

Embora a Covid esteja gerando um número muito mais expressivo de internações do que a gripe, observamos essa circulação simultânea”,

diz o pesquisador.

Segundo o Painel Covid Curitiba, a positividade da doença aumentou: em janeiro, 19,8% dos testes realizados em Curitiba tinham resultado positivo. Já no mês de fevereiro, o número atingiu 37,5%.

O Ministério da Saúde antecipou o início da campanha de 2024 da vacina contra a gripe no Sistema Único de Saúde (SUS) devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios no país.

Veja também:

A campanha terá início no dia 25 de março. A imunização previne contra os vírus que geralmente começam a circular em maio, junho e julho. A vacina utilizada é trivalente, que apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.