Paraná distribui vacinas contra Covid-19 para crianças nesta quarta

Com a colaboração de Agência Estadual de Notícias

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iniciou nesta quarta-feira (15) a distribuição para as 22 Regionais de Saúde das vacinas Pfizer pediátrica, baby e bivalente contra a Covid-19. Com a descentralização, o Paraná iniciará nos próximos dias a aplicação da dose de reforço para o público de 5 a 11 anos. Anteriormente, essa dose era autorizada apenas para os adultos e adolescentes.

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

A orientação do novo reforço foi oficializada em janeiro pelo Ministério da Saúde, por meio da nota técnica n° 406/2022. Na ocasião, a Sesa orientou que os municípios que possuíam estoques suficientes dessa vacina já poderiam aplicá-la nesse público.

O reforço é recomendado para as crianças de 5 a 11 anos que receberam o esquema vacinal inicial com a Pfizer pediátrica e também com a Coronavac. Em ambos os casos, a dose de reforço deverá ser feita exclusivamente com a vacina Pfizer pediátrica após um intervalo mínimo de quatro meses após a segunda dose (D2).

“Poucos municípios conseguiram de fato iniciar essa aplicação por conta da escassez de doses. Com essa nova entrega por parte do governo federal, a Sesa orienta e alerta sobre a importância em manter o esquema vacinal completo para evitar complicações, hospitalizações e mortes causadas pela Covid-19”,

disse o secretário de Saúde, César Neves.

Seguindo a estratégia de vacinação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), a distribuição contempla 187.420 doses pediátricas, sendo que outras 66.530 ficaram armazenadas no Centro de Medicamento do Paraná (Cemepar), em Curitiba, para completude do esquema vacinal (D2).

Veja também:

No caso dos imunizantes bivalentes, são 87.840 doses direcionadas ao público da fase 1 (idosos acima de 70 anos, pessoas que vivem em instituições de longa permanência e trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas);

Também serão descentralizadas 66.670 doses da Pfizer Baby para o início do esquema vacinal (D1) de crianças de 6 meses a 4 anos de idade.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.