Caso Blumenau: creche retoma aulas com segurança reforçada

Com a colaboração de SBT News

O Centro Educacional Cantinho Bom Pastor, em Blumenau (SC), retomou as aulas na manhã desta segunda-feira (17). As atividades estavam suspensas desde o dia 5 de abril, quando um homem invadiu a instituição com uma machadinha e atacou alunos e funcionários. Ao todo, quatro crianças foram mortas e cinco ficaram feridas. 

caso-blumenau
Reprodução

Além da reforma da creche, promovida por professores e moradores, a prefeitura forneceu vigilantes para reforçar a segurança do local. O mesmo foi feito com todas as escolas da rede municipal de ensino, que também retomaram as aulas hoje. A partir da próxima semana, todos os locais contarão com agentes armados.

Outras medidas de segurança também estão sendo implementadas nas instituições, como aumento de câmeras de monitoramento e a implementação de botões de pânico interligados com a Polícia Militar. As escolas contarão ainda com um plano de contingência para situações de ataques, que será apresentado em até dois meses.

Na última semana, o Ministério da Justiça publicou o decreto que libera R$ 150 milhões para ampliar o serviço de ronda escolar e aumentar a segurança nas unidades de ensino do país. A pasta também cobrou ações das redes sociais e aplicativos de mensagens, que estão auxiliando na propagação de mensagens de ódio e ameaça.

Ataque em creche de Blumenau

O ataque aconteceu no dia 5 de abril quando um homem de 25 anos invadiu a creche e começou a atacar os alunos com um machado. Além das quatro crianças mortas, de idades entre quatro e sete anos, outras cinco crianças ficaram feridas, sendo levadas ao Hospital Santo Antônio. Todas já receberam alta e passam bem.

Veja também:

Após o ataque, o agressor se rendeu e foi preso. Segundo as autoridades, o homem já tinha quatro passagens pela polícia, incluindo uma por esfaquear o próprio padrasto e outra por esfaquear um cachorro. Ele irá responder por quatro homicídio triplamente qualificado e quatro tentativas de homicídio triplamente qualificado.

Em meio à tragédia, a prefeitura de Blumenau decretou luto oficial de 30 dias. “Lamentamos profundamente essa tragédia que causa uma triste marca na história da nossa cidade. Que Deus possa confortar o coração de todas as famílias”, disse o prefeito Mário Hildebrandt.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.