Quem pretende usar os créditos feriados no programa Nota Curitibana para obter desconto de até 50% no Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana (IPTU) tem que ficar atento. O prazo para a transferência vai até quinta-feira (30).
É possível indicar o valor que se deseja abater de qualquer imóvel na capital, desde que este não tenha pendências com a Prefeitura.
O coordenador do Nota Curitibana, Eduardo Makowski, explica que os créditos expiram e lembra que, para usufruir dos benefícios do programa, o cidadão precisa estar cadastrado.
Veja também:
- Novembro deve acabar com temporais no sul do Brasil
- Vereadora Maria Letícia acusa PM de excesso em prisão: “sou idosa”
Veja como usar créditos do Nota Curitibana para obter desconto no IPTU 2024
Para descontar os créditos do IPTU é necessário acessar o sistema, clicar em “Créditos IPTU”, digitar a indicação fiscal que consta no carnê do IPTU ou selecionar a indicação fiscal constante na tabela de indicações já realizadas. O sistema calculará o valor limite (50%) do IPTU.
Em seguida, é preciso digitar o valor desejado e permitido no campo “Valor do crédito”. Por último, clicar em “Cadastrar”.
Os créditos são obtidos quando o contribuinte pede CPF na nota fiscal no setor de serviços, como academias, escolas, cursos de idiomas, estacionamentos, oficinas mecânicas, salões de beleza e pet shops. Eles são calculados com base no valor dos gastos de serviços e equivalem a 15% do imposto devido e pago (Imposto sobre Serviços – ISS) em cada operação.
Créditos Nota Curitibana
Segundo a Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento, o Nota Curitibana contabiliza R$ 17,3 milhões em créditos gerados e válidos que podem voltar para o bolso do contribuinte. Além do abatimento de até 50% do IPTU, esses créditos podem ser transferidos para uma conta corrente e também usados para carregar o cartão-transporte da Urbs.
*Com supervisão de Gabriel Sartini