Curitiba convoca novo grupo para receber vacina bivalente anticovid; confira

Com a colaboração de Prefeitura de Curitiba

A partir desta quinta-feira (23), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba amplia a aplicação do reforço com a vacina bivalente contra a Covid-19 para as pessoas com deficiência permanente com 12 anos ou mais. O novo chamamento inclui mais 9 mil pessoas residentes no município.

VACINA COVID CURITIBA 5
Foto: Pedro Ribas/SMCS

A vacina bivalente estará disponível para o novo público e os anteriormente convocados em 107 postos de saúde, das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira. Os endereços podem ser conferidos no site Imuniza Já Curitiba.

A SMS orienta a população para que, na medida do possível, evite buscar a vacinação nas unidades mais centrais, cujo movimento é maior, e priorize as demais.

Pessoas com deficiência

Pessoas com deficiência, já acompanhadas pelo SUS Curitibano ou vacinadas anteriormente como parte deste grupo, não precisarão apresentar comprovação da condição.

Pacientes que ainda não tenham sido vacinados como parte do grupo de pessoas com deficiência, devem apresentar alguma documentação que comprove a sua condição.

Englobam o grupo das pessoas com deficiência permanente aquelas com limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; pessoas com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo; pessoas com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos; indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente, que limite as suas atividades habituais (como trabalhar, ir à escola, brincar).

Para receber o reforço da bivalente é necessário, além de se enquadrar nos critérios de convocação do público, ter tomado ao menos duas doses da vacina anticovid anteriormente e ter no mínimo 120 dias de intervalo desde a última aplicação.

Acamados

Pessoas com deficiência permanente com 12 anos ou mais e que sejam também acamadas podem receber a vacina bivalente sem sair de casa.

Aqueles que são acompanhados pelo SUS ou já receberam anteriormente a vacina como acamados devem aguardar a visita de uma equipe das unidades de saúde.

Os acamados que não são acompanhados pelo SUS e se enquadram na faixa etária convocada devem indicar a condição pelo aplicativo Saúde Já Curitiba. Na tela inicial, basta clicar na aba “Paciente Acamado” e selecionar o paciente indicado.

Atualização cadastral

As pessoas que receberam alguma dose da vacina anticovid fora da capital paranaense precisam atualizar seu prontuário eletrônico junto à Central Saúde Já Curitiba.

Para isso, é preciso enviar antecipadamente por e-mail um documento pessoal com foto, a carteira de vacinação e comprovante de endereço para que o cadastro esteja em dia. O endereço é [email protected].

Públicos convocados para reforço com a bivalente em Curitiba

  • Pessoas com 60 anos completos ou mais
  • Imunossuprimidos com 12 anos ou mais
  • Gestantes e puérperas com 12 anos ou mais
  • Acamados com 60 anos ou mais (aplicação na residência)
  • Moradores e trabalhadores de instituições de longa permanência (aplicação na residência)
  • Indígenas (pelo Distrito Sanitário Tatuquara e equipes do Consultório na Rua)

Novo público para reforço com a bivalente em Curitiba

  • Pessoas com deficiência permanente com 12 anos ou mais;
  • Pessoas acamadas com deficiência permanente com 12 anos ou mais (aplicação na residência).

Documentos que podem ser apresentados

  • Cartão-transporte da Urbs de isento para Pessoa com Deficiência Permanente (identificado com a letra I no canto superior direito);
  • Identidade emitida a partir de 2019 com a indicação “Pessoa com Deficiência”;
  • Declaração médica emitida pelo médico que o/a acompanha, com a indicação da Deficiência Permanente;
  • Pessoa com Deficiência Permanente acompanhada pelas Unidades de Saúde de Curitiba receberão uma mensagem pelo aplicativo do Saúde Já avisando que são elegíveis para a vacina.
Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas A opinião em forma de notícia
Alisha
Alorino
Antônio Carlos
Bianca Granado
Camila Santos
Edvaldo Corrêa
Elaine Damasceno
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Giselle Suardi
Guilherme C Carneiro
Mateus Afonso
Mauro Mueller
Oseias Gomes
Papai em Dobro
Tais Targa