O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em parceria com o Governo do Paraná, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, oferecerá cursos técnicos gratuitos aos estudantes do ensino médio da rede estadual de ensino.
Ao todo, serão oferecidas 13 novas qualificações que permitem aos estudantes uma certificação profissional junto com a conclusão do ensino médio regular.
Serão quase 2.500 vagas disponíveis e as matrículas para os cursos já começaram e vão até 31 de janeiro nas escolas estaduais que contam a parceria em Curitiba, Toledo, Guarapuava, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Umuarama, Arapongas, Ampére, Campo Mourão, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Paranavaí, Pato Branco, São José dos Pinhais, Campo Largo, São Mateus do Sul, Paranaguá, Irati, Pinhais, Telêmaco Borba, Apucarana, Marechal Cândido Rondon e Rio Negro.
Veja também:
- Concurso da Alep: veja quais são os cargos disponíveis
- Paraná tem mais de 10 mil vagas de emprego nesta semana
Os alunos interessados devem consultar a escola onde cursam o ensino médio e verificar se a unidade é abrangida pela parceria. Os cursos técnicos terão duração de três anos e serão ministrados no mesmo turno das aulas regulares, integrando a formação geral básica, dentro da carga horária da rede estadual.
O Senai Paraná vai contribuir com a infraestrutura de laboratórios especializados, incluindo recursos de informática e materiais específicos. Além de fornecer alimentação aos estudantes durante os cursos.
Confira os novos cursos técnicos da Rede Estadual do Paraná
- Produção de alimentos;
- Automação industrial;
- Biotecnologia;
- Edificações;
- Eletromecânica;
- Eletrotécnica;
- Manutenção automotiva;
- Manutenção de máquinas industriais;
- Mecânica, mecatrônica;
- Logística;
- Química;
- Vestuário.
As aulas teóricas acontecerão nas escolas da rede estadual e as aulas práticas nos laboratórios do Senai. Para isso, os estudantes terão transporte gratuito fornecido pelo Senai.