Cursos de qualificação são alternativas para quem busca se manter forte no mercado de trabalho

No Paraná, até 2025, haverá demanda por mais de 650 mil profissionais com cursos de aperfeiçoamento e qualificação. A informação é do Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025 publicado em maio deste ano pelo Observatório Nacional da Indústria. O estudo é uma projeção do emprego setorial que considera o contexto econômico, político e tecnológico no país.

Foto: Gelson Bampi

Segundo o estudo, as áreas com maior demanda por formação são as Transversais (aquelas que permitem ao profissional atuar em diferentes áreas, como técnico em Segurança do Trabalho, técnico de Apoio em Pesquisa e Desenvolvimento e profissionais da Metrologia, por exemplo), além das áreas de Metalmecânica, Logística e Transporte, Alimentos e Bebidas, e Construção.

Para se chegar a esse resultado são levadas em consideração estimativas em relação às taxas de difusão de novas tecnologias nas empresas e as mudanças organizacionais nas cadeias produtivas – que orientam o cálculo da demanda por aperfeiçoamento – além de uma análise da trajetória ocupacional dos colaboradores no mercado de trabalho formal – que subsidiam o cálculo da formação inicial. Um trabalho de inteligência de dados e prospectiva que deve subsidiar ações e políticas de emprego e educação profissional.

Atento a este movimento, o Senai Paraná abriu diversas vagas gratuitas para cursos de Qualificação e Aperfeiçoamento Profissional, distribuídas em todas as regiões do estado. Entre as áreas de formação disponíveis estão Gestão, Alimentos e Bebidas, Madeira e Mobiliário, Vestuário, Logística, Construção Civil, Tecnologia da Informação, Metalmecânica e Automotiva.

Setor de TI também busca por profissionais bem-preparados

Somente o mercado da Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) vai demandar cerca de 797 mil novos talentos em todo o país, segundo estudo publicado em dezembro passado pela Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). Além de concorrer às vagas de emprego em empresa especializadas em TIC, o profissional habilitado para essa área também pode encontrar muitas oportunidades dentro do Setor Industrial, incluindo montadoras e setor de serviços de reparação, ainda mais com o avanço da indústria para a Era 4.0.

“Por meio de uma vaga de gratuidade eu fiz o curso de Aperfeiçoamento Profissional em Gestão e Infraestrutura de TI porque eu tenho muito interesse em tecnologia e sei que existe também uma demanda por profissionais qualificados nessa área e que já não é suprida atualmente. Com a evolução da tecnologia e automação, essa demanda vai aumentar ainda mais e eu já estou me preparando para isso”, conta a colaboradora da Telefônica/Vivo em Curitiba e egressa de gratuidade do Senai Paraná, Daiane Cristina Carneiro Miranda.

Foto: Gelson Bampi

“Eu sempre quis estudar no Senai porque eu sei que é uma instituição referência em cursos profissionalizantes, mas eu nunca tinha tido a oportunidade. Por meio de uma vaga gratuita eu consegui fazer esse curso e essa oportunidade ajudou muito no meu desenvolvimento profissional; eu faço atendimento para Pessoa Jurídica e presto suporte técnico para linhas móveis empresariais e acabo utilizando no meu dia a dia ferramentas que aprendi no curso para resolução de problemas técnicos”, acrescenta Daiane.

Construção Civil, 5ª no ranking do Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025

O Setor da Construção Civil também está entre as áreas com maior demanda por formação profissional segundo o estudo publicado pelo Observatório Nacional da Indústria. Em termos de mercado, este também é um dos setores que mais tem crescido no estado.

Pesquisa realizada pelo Sinduscon-PR em dezembro de 2021, mostrou que 43% das empresas associadas à entidade manifestaram interesse em aumentar o número de trabalhadores em 2022. Segundo a entidade, até novembro de 2021, somente em Curitiba, houve um crescimento de 96% em área liberada para construção civil, totalizando aproximadamente 28 mil novas unidades habitacionais aprovadas para serem edificadas nos próximos anos.

Foto: Divulgação/Adobe Stock

É por esses e outros motivos que estar atento e esse movimento e às oportunidades de aperfeiçoamento e qualificação profissional tanto para quem busca iniciar carreira na indústria quanto para quem já trabalha na área e pretende crescer profissionalmente, é essencial.

Pensando nisso, o Senai Paraná disponibiliza para toda a população o site sistemafiep.org.br/gratuidade com diversas opções de cursos de Aperfeiçoamento e Qualificação Profissional em muitas áreas e com opções em praticamente todas as suas unidades estrategicamente posicionadas pelo Paraná.

Os cursos são destinados a jovens e adultos em diferentes etapas da vida profissional e oferecem capacitações rápidas, que facilitam a inserção no mundo do trabalho e auxiliam no desenvolvimento de carreiras, em diversas áreas de atuação dentro da indústria. Todos os cursos gratuitos podem ser consultados no site sistemafiep.org.br/gratuidade.

Mais Informações sobre o programa e inscrições para os cursos podem ser feitas pela internet pelo site: sistemafiep.org.br/gratuidade.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.