Três regionais de Curitiba vão receber nesta semana um mutirão contra a dengue. Ele será realizado nas regionais Pinheirinho, Boqueirão e Bairro Novo.
O trabalho dos agentes de endemias e comunitários consiste em vistoriar imóveis e orientar os moradores sobre o recolhimento de resíduos. A ação é uma parceria entre as secretarias municipais da Saúde e do Meio Ambiente e tem como objetivo evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Nesta segunda-feira (11), os agentes vistoriaram 17 quarteirões do bairro Lindóia (Regional Pinheirinho). O recolhimento do material descartado será feito na quarta (13) e quinta-feira (14).
Veja também:
- Trânsito em Curitiba: rua do Boa Vista muda de sentido
- Programa do Imposto de Renda 2024 será liberado nesta terça-feira
Já no Boqueirão, o recolhimento aconteceu nesta segunda (11) e segue nesta terça-feira (12).
Além disso, o bairro Sítio Cercado receberá nesta terça (11) e quarta-feira (12) os agentes, que vão percorrer 43 bairros nas proximidades da Unidade de Saúde Xapinhal. Na quinta (14) e sexta-feira (15) os caminhões vão recolher os entulhos.
De acordo com a secretária da Saúde, Beatriz Battistella, é necessário o apoio da população na prevenção contra a dengue em Curitiba, eliminando a água parada em casa, quintais e terrenos.
Mutirão da dengue
Os moradores devem colocar os entulhos para fora das casas até a data da passagem dos caminhos. Os resíduos de porte menor devem ser embalados ou ensacados antes do descarte.
Já os materiais com peso ou volume elevado, resíduos orgânicos e restos vegetais não embalados, além de resíduos tóxicos e perigosos e veículos de transporte não serão recolhidos pela Prefeitura.
Casos da doença em Curitiba
A capital paranaense contabiliza 601 casos de dengue até o momento em 2024, sendo 482 em que a contaminação aconteceu fora do município e 119 autóctones, de acordo com o Informe Semanal da Dengue divulgado no dia 5 de março (terça-feira).