Nesta sexta-feira (16), a comunidade Santa Rita, no Distrito Sanitário Tatuquara, recebe um mutirão contra a dengue em Curitiba.
O objetivo é vistoriar imóveis e orientar moradores sobre recolhimento de resíduos. Os agentes de endemias e comunitários vão percorrer 45 quarteirões próximos à unidade de saúde da região.
Entre segunda (19) e terça-feira (20), caminhões de coleta da Secretaria Municipal do Meio Ambiente vão recolher os entulhos, que devem ser separados pelos moradores e colocados nas áreas delimitadas pelos agentes.
Veja também:
- Tudo sobre Dengue: sintomas, vacina, tratamento e mais
- Vacina da dengue no SUS: quando começa, quem pode tomar e onde achar
A ação é uma parceria das secretarias municipais da Saúde e do Meio Ambiente para evitar a propagação da dengue em Curitiba e evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Além de fazer uma varredura nos terrenos em busca de recipientes que possam acumular água, os agentes de endemias e comunitários orientam a população a separar entulhos e lixo dos imóveis.
Segundo a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, é preciso do apoio da população na prevenção da dengue, eliminando a água parada em casa, quintais, terrenos e locais de trabalho para afastar o risco de focos da doença.
Casos de dengue em Curitiba
O boletim epidemiológico da dengue da Secretaria Municipal de Saúde registrou, entre 1º de janeiro e 7 de fevereiro deste ano, 223 casos importados de dengue em Curitiba e 31 casos autóctones, em que a contaminação aconteceu na cidade.
Mutirão da dengue
Os moradores devem colocar os entulhos para fora do imóvel até a data da passagem dos caminhões. Resíduos de porte menor devem ser embalados ou ensacados antes do descarte.
O mutirão vai recolher objetos inservíveis (móveis, eletrodomésticos e entulhos), materiais recicláveis (garrafas, plásticos, ferros e metais recipientes), pneus, resíduos orgânicos e restos vegetais embalados.