Cidade do Paraná declara epidemia de dengue após 1ª morte

A Prefeitura de Cascavel, no Oeste do Paraná, declarou nesta quinta-feira (22) que está em epidemia de dengue. O município confirmou a primeira morte pela doença, além de registrar um aumento de 200% de casos confirmados em apenas uma semana.

epidemia-de-dengue-cascavel
Foto: Arquivo/SMCS

Conforme os dados do Boletim Epidemiológico, Cascavel saltou de 500 para 1.508 casos confirmados de dengue em sete dias. A primeira morte pela doença é de uma jovem de 29 anos de idade, segundo o governo municipal.

O prefeito Leonaldo Paranhos assinou o decreto que declara o Município em situação de emergência e anunciou que a cidade está em epidemia de dengue a partir de agora. O documento ainda será enviado ao governo estadual.

“Nós temos que diminuir isso o mais rápido possível. Você sabe que isso tem uma consequência, além do desconforto que gera, entope a estrutura pública de saúde, as unidades, as UPAs, e interrompe sequência natural desse tratamento”, pontua.

Cascavel endurece fiscalização contra a dengue

O secretário municipal de Saúde, Miroslau Bailak, garante que o governo municipal vai endurecer a fiscalização e passará a aplicar multas para quem descuidar da doença.

“O próprio agente de Endemias multará o cidadão que não fizer sua parte. Nós sempre fomos contra a chamada multa, mas se faz necessário nesse momento, porque realmente estamos perdendo a guerra”, pontua o secretário.

De acordo com Bailak, os agentes de Endemias vão identificar o local onde há possíveis criadouros de dengue, farão a notificação e, caso as exigências não sejam cumpridas, a multa será aplicada, seja para pessoas físicas ou jurídicas.

“Não podemos continuar fazendo nosso trabalho enquanto alguns cidadãos relapsos estão permitindo que tenhamos criadouro do mosquito. Não vamos admitir mais óbitos”, enfatiza o secretário.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.