O Dia Mundial do Café é comemorado no próximo domingo (14)! A bebida, que está enraizada na cultura e comportamento brasileiro, é a segunda mais consumida no mundo, atrás apenas da água.
O que muitas pessoas não sabem a respeito do café é que a planta surgiu no continente africano e é a bebida energética mais popular do Brasil.
Os primeiros pés de cafés chegaram ao Brasil em 1727, vindos da Guiana Francesa para Belém, no Pará. Anos depois a planta chegou ao Vale do Rio Paraíba e se disseminou entre o Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Paraná.
Veja também:
- Shows em Curitiba: confira a agenda completa de abril
- Park Tupã em Curitiba: ingressos tem promoções imperdíveis
Segundo a Organização Internacional do Café, em 1991, o consumo global da bebida foi de aproximadamente 90 milhões de sacas de 60 kg.
Dia Mundial do Café: curiosidades sobre a bebida
- Os grãos de café são sementes torradas de um fruto conhecido como grão de cereja ou simplesmente cereja;
- Algumas empresas usam a cereja do café para produzir farinhas usadas em pães, chocolates, molhos, entre outros;
- Os cafés mais caros são feitos a partir de fezes de civeta ou elefante. As cerejas do café são fermentadas à medida que passam pelos intestinos destes animais e, após serem defecadas, são coletadas e vendidas;
- O café rico em antioxidantes e tomar três xícaras da bebida por dia reduz o risco de morte por várias condições, incluindo doenças cardíacas.