O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) separou algumas dicas para que os veranistas aproveitem a temporada sem sustos e possam curtir o Litoral e as cachoeiras do Estado.
A principal dica para quem vai para o litoral paranaense é escolher um local seguro para banho e seguir as orientações das sinalizações.
“Se for entrar no mar, nade sempre entre as bandeiras de cor vermelho sobre amarelo [bandeira bicolor]. Elas indicam a presença de guarda-vidas naquela área. E fique atento à bandeira de condições do mar presente na frente do posto de guarda-vidas, podendo ser verde, amarela ou vermelha, conforme o risco daquele local”.
explica a capitã Débora Kolossoskei
- Verde – baixo risco de afogamento;
- Amarela – médio risco, exigindo mais cuidado do banhista;
- Vermelha – alto risco de afogamento;
- Preta – local que não tem guarda-vidas;
- Mastro com duas bandeiras vermelhas – praia está interditada.
Veja também:
- Praias do Paraná estão entre as mais limpas do país
- Shows de graça no Litoral do Paraná: veja agenda completa
Confira outras dicas para aproveitar o verão
Evite beber antes de ir para a água.
A capitã Kolossoskei afirma que o álcool pode prejudicar a coordenação motora no caso de necessidade de auto salvamento ou de socorro de outra pessoa.
Água só até o umbigo
“Respeite as condições do mar e as suas limitações. Lembre sempre daquela máxima: água no umbigo, sinal de perigo”.
resume a capitã
Beba muita água
No calor intenso do verão, a recomendação é beber bastante água, já que o corpo necessita de hidratação. Caso contrário, é possível ter fraqueza, sonolência, mal-estar, dor de cabeça e desmaios.
Cuidar das crianças
Para as famílias, a recomendação é de que fiquem sempre de olho nas crianças. O Governo do Paraná distribui pulseiras para identificação. No equipamento é escrito o nome da criança e os nomes e contatos dos pais ou responsáveis.
Não mergulhe de cabeça
A prática de pular de pedras em direção à água é desaconselhável pelos bombeiros. Além da questão da profundidade da área de mergulho, que pode ser menor do que a imaginada, há muitos perigos escondidos na água e que não são visíveis da superfície, como pedras, entulhos, bancos de areia e galhos de árvores.
Colete salva-vidas
Quem vai entrar no mar dentro de algum veículo precisa estar com colete salva-vidas.
“Durante os passeios em embarcações, siga as orientações dos tripulantes, e não esqueça de usar o colete salva-vidas durante todo o deslocamento”.
afirma Débora