Massa News, notícias do Paraná e do Brasil

Curitiba, PR
Clima
22.9ºC
Massa News, notícias do Paraná e do Brasil

Disney cria inteligência artificial para mudar a idade dos atores

Redação

Redação

A Disney desenvolveu uma ferramenta de inteligência artificial que pode alterar automaticamente a idade dos atores — deixando mais velho ou mais novo.

Foto: Reprodução/Disney

Segundo as informações do departamento de pesquisa da Disney, com apenas alguns cliques, os atores utilizados nas cenas podem ser envelhecidos ou ficar mais jovens sem o uso de efeitos visuais, que costumam ser mais custosos aos cofres da empresa.

Batizado de Face Re-aging Network ou FRAN, a ferramenta pode fazer os atores ficarem cada vez mais jovens e também mais velhos, além de prometer desacelerar os processos de efeitos visuais que levam semanas para serem concluídos manualmente.

Estes processos manuais exigem a pintura detalhada de cada quadro em 2D do rosto de um ator ou até mesmo a troca deste ator por uma marionete digital.

Esta ferramenta funciona sobrepondo alterações, como, por exemplo, rugas, partes do rosto que devem ser mais velhas ou mais jovens, com isso, deixando as partes restantes inalteradas.

A FRAN faz esse trabalho em camadas separadas, para que os artistas da Disney façam os ajustes necessários de forma manual. E segundo a própria empresa do Mickey Mouse, a ferramenta já está ‘pronta para produção’.

Segundo a pesquisa publicada, a inteligência artificial faz a maior parte do trabalho manual e funciona como ‘complemento às técnicas tradicionais de reenvelhecimento usadas nos filmes’.

Foto: Reprodução/Disney

Para que isso aconteça, os pesquisadores criaram um banco de dados com milhares de rostos, gerados de forma aleatória. A partir disso, fizeram alterações por meio de ferramentas que modificam a idade. O volume de dados gerados permitiu que a FRAN fosse treinada para realizar sua principal atribuição.

Para a Disney, o uso da FRAN, apoia a equipe de efeitos visuais e serão milhares de dólares, semanas, meses e força de trabalhos poupados para fazer filmes com mais agilidade.

Informações do SBT News.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!

Compartilhe essa matéria nas redes sociais

Ative as notificações e fique por dentro das notícias

Dá o play Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas A opinião em forma de notícia