O eclipse de 8 de abril vai ser visto no Brasil? O fenômeno, que ocorre quando a Lua fica posicionada entre o Sol e a Terra, não será visível no país — apenas Estados Unidos, México e Canadá poderão acompanhar.
O eclipse solar total vai acontecer nesta segunda-feira (8). A Lua bloqueia a luz do Sol e impede que a luz atinja alguns pontos da Terra.
O fenômeno ocorre após a Lua bloquear todos os raios do Sol, transformando o dia em noite. A previsão é de que o eclipse de 8 de abril dure cerca de quatro minutos.
Nos Estados Unidos, será o último eclipse solar total visível até 2044. Mais de 30 milhões de pessoas poderão acompanhar o alinhamento entre os corpos celestes.
Onde assistir o eclipse de 8 de abril?
Será possível acompanhar ao vivo no canal do Youtube da Nasa (agência espacial dos Estados Unidos) e na Disney+. A transmissão será das 14h às 17h (horário de Brasília).
Veja também:
- Nova frente fria avança e derruba temperatura em Curitiba
- Curitiba é a capital com a gasolina mais cara da região Sul
Já na Disney+, a transmissão vai começar às 15h (horário de Brasília). A previsão da Nasa é que o eclipse solar aconteça às 15h07 (horário de Brasília).
Eclipse solar no Brasil
Diferente do fenômeno desta segunda-feira, o próximo eclipse solar ficará visível no Brasil, conforme o calendário da Nasa, em 2 de outubro.
O fenômeno passará pelos estados da região Sul, Sudeste (com exceção do norte de Minas Gerais) e o Mato Grosso do Sul.