Raro eclipse solar híbrido acontece nesta quarta; veja como assistir

Com a colaboração de SBT News

Um raro eclipse solar híbrido acontece durante a noite de quarta-feira (19) para quinta-feira (20). Registrado pela última vez em 2013, o fenômeno, no entanto, só será visível para quem estiver na Austrália Ocidental, Timor Leste e ilhas indonésias orientais.

eclipse-solar-hibrido
Reprodução

Contudo, o Observatório Nacional fará a retransmissão do evento a partir das 22h no YouTube. Além de exibir o eclipse, os astrônomos amadores e profissionais que fazem parte do projeto ‘Céu em Sua Casa: observação remota’ vão conversar com o público sobre astronomia, astrofísica, telescópios e obtenção de imagens astronômicas, como é feito tradicionalmente nas observações públicas presenciais.

Com previsão para acontecer novamente somente em novembro de 2031, o eclipse solar híbrido ocorre quando há uma mudança de eclipse total para eclipse solar anular à medida que a sombra da lua corre sobre a Terra. Isso quer dizer que em alguns lugares os espectadores visualizarão um eclipse solar total e, em outros, um eclipse solar anular semelhante a um anel.

Quando será o eclipse solar híbrido?

O eclipse parcial terá início às 22h35 em 19 de abril e terminará às 3h59 em 20 de abril. Como o eclipse será visível primeiro no Oceano Índico e depois no Pacífico, já será 20 de abril, horário local, durante o evento.

O eclipse solar híbrido será visível?

O fenômeno será visível para quem estiver na Austrália Ocidental, Timor Leste e ilhas indonésias orientais. No sudeste da Ásia, Austrália e Antártica o eclipse será parcial.

Veja também:

Apenas dois locais na Terra poderão observar a transição do eclipse de anular para total antes de voltar para anular novamente. No entanto, esses locais estão no meio do oceano.

O Observatório Nacional fará a retransmissão do evento a partir das 22h desta quarta-feira (19) no YouTube. Clique aqui para assistir.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.