Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

4E: Caged mostra que processo de destruição de vagas se intensificou

O economista e especialista em atividade econômica da 4E Consultoria Thiago Curado afirmou, nesta quarta-feira, 26, que o saldo negativo de 39.282 vagas em setembro apontado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostra que o processo de destruição de vagas no País se intensificou. "Esse resultado, dessazonalizado, aponta 127 mil vagas destruídas em setembro, contra 110 mil em agosto, e mostra que o processo se intensificou no mês passado", disse Curado, lembrando que os meses de setembro normalmente apresentam forte criação de postos de trabalho.

O especialista da 4E Consultoria lembra que o saldo negativo entre as vagas de emprego abertas e fechadas em setembro é mais um dado que consolida a retração na atividade econômica e aponta para uma contração do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre deste ano. "A situação está pior do que a antecipada e esse dado de emprego vem em linha com os dados do comércio, indústria e investimentos do setor privado", disse. "É mais uma informação para a contração do PIB no terceiro trimestre e uma recuperação, se vier, será só no quarto trimestre."

Ainda de acordo com Curado, o resultado do Caged reforça a perspectiva negativa para Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no trimestre terminado em setembro, a ser divulgada amanhã pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "A Pnad deve apontar uma estabilidade (em 11,8% sobre o trimestre encerrado em agosto), o que, também por questão sazonal, é um resultado negativo", avaliou.