Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

85% dos brasileiros pretendem usar 13º salário para pagamento de dívidas

Foto: Fotos Públicas - 85% dos brasileiros pretendem usar 13º salário para pagar dívidas
Foto: Fotos Públicas

Em uma pesquisa divulgada pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), 85% dos brasileiros pretendem utilizar o 13º salário para o pagamento de dívidas.

Desse total, grande parte dos consumidores (94%) têm dívidas contraídas no cheque especial e no cartão de crédito. O cartão de crédito é a linha com maior peso na composição das dívidas em aberto dos consumidores tendo atingido em 2017, 51% do total (crescimento de 6,25% sobre 2016) contra 43% do cheque especial (elevação de 4,88% sobre 2016).

Houve também uma redução no percentual de consumidores que pretendem poupar parte do que sobrará de seu 13º salário para as despesas de começo do ano, redução de 33,33% sobre 2016 e isto se deve ao fato de que com o maior endividamento das famílias a maior parte destes recursos serão destinados ao pagamento de dívidas o que reduz o volume de recursos que sobram para aplicações financeiras.

Apenas 5% dos consumidores devem utilizar o 13º para comprar os presentes de final de ano. Neste ano, os produtos que mais vão atrair os recursos do 13º salário serão: roupas com 70%, celulares 61% e bens diversos com 59%. A redução de compras de brinquedos pode ser atribuída à mudança de hábitos de consumo deste público que vem preferindo cada vez mais produtos eletrônicos e celulares.

A pesquisa demonstra claramente a preocupação dos consumidores em reduzir o volume de seus gastos neste Natal. Assim 95% dos consumidores pretendem gastar no natal até R$ 500,00.

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo