Veja como o novo arcabouço fiscal impacta na economia brasileira

Nessa última terça-feira (23), a Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do novo regime fiscal para as contas da União a fim de substituir o atual teto de gastos. O arcabouço fiscal refere-se ao conjunto de regras e instrumentos utilizados pelo governo para administrar as finanças públicas, especialmente no que diz respeito à arrecadação de receitas e ao controle dos gastos.

arcabouco-fiscal-impacto
Foto: Freepik

No Brasil, o novo arcabouço fiscal foi implementado com o objetivo de promover a sustentabilidade das contas públicas e criar um ambiente econômico mais estável.

Um dos principais pilares do novo arcabouço fiscal brasileiro fixa regras para manter as despesas abaixo das receitas a cada ano e, se houver sobras, usá-las apenas em investimentos, buscando trajetória de sustentabilidade da dívida pública.

Segundo o substitutivo do relator, critérios para a variação real (descontada a inflação) da despesa são fixados de forma permanente, sem depender do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), como no texto original. Assim, a cada ano, haverá limites da despesa primária reajustados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e também por um percentual do quanto cresceu a receita primária descontada a inflação. A variação real dos limites de despesa primária a partir de 2024 será cumulativa da seguinte forma:

  • 70% da variação real da receita caso seja cumprida a meta de resultado primário do ano anterior ao de elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA); ou
  • 50% do crescimento da despesa se houver descumprimento da meta de resultado primário nesse mesmo ano de referência.

Impacto do novo arcabouço fiscal na economia

O impacto dessa regra na economia é que ela busca controlar o crescimento das despesas públicas, sem travar os investimentos que são fundamentais para o país crescer. O diretor de tributação da exactus contabilidade, André Casado, avalia que o novo arcabouço é robusto e mantém direitos para a população, como a correção anual do salário mínimo com ganho real acima da inflação.

“Isso é benéfico para a economia, são mais recursos circulando que acabam fazendo a economia circular. Dentro do texto aprovado pela câmara que será analisado pelo senado, ainda vai garantir recursos para o pagamento do piso da enfermagem e também garantir os recursos para a educação”

explica.

Veja também:

Na avaliação do especialista em tributação, com o novo arcabouço há uma maior previsibilidade em relação ao equilíbrio fiscal, o que pode gerar mais confiança por parte dos investidores.

“A confiança é um fator fundamental para estimular o investimento e o crescimento econômico. Outra forma pela qual o novo arcabouço fiscal impacta na economia é através da busca por uma maior eficiência no uso dos recursos públicos. Isso pode resultar em uma alocação mais eficiente dos recursos públicos e em um aumento da produtividade da economia”,

finaliza.
Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.