Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Banco Cental do México eleva taxa de juros em 0,5 ponto porcentual para 5,25%

O Banco Central do México elevou a taxa básica de juros em 0,5 ponto porcentual, de 4,75% para 5,25%. A medida veio em linha com as expectativas de economistas.

Em seu comunicado oficial, o banco afirmou que nas semanas posteriores à última decisão de política monetária da instituição, o panorama para a economia se tornou mais complexo, entre outros fatores, como consequência do processo eleitoral nos Estados Unidos que elegeu Donald Trump como presidente.

"Ainda que seja difícil identificar os elementos específicos que definirão a política econômica que os Estados Unidos terão em sua relação bilateral com nossa nação a partir de 2017, os riscos que já se implicam tiveram um impacto importante nos mercados financeiros nacionais, aonde os preços dos ativos caíram e registraram uma grande volatilidade. Em particular, a cotação da moeda nacional registrou uma depreciação significativa", informou o banco central mexicano.

De acordo com o comunicado, embora a economia mundial tenha dado indícios de uma recuperação moderada no terceiro trimestre do ano, a possível implementação nos Estados Unidos e em outros países de algumas medidas que dificultem o comércio exterior e o investimento estrangeiro, fazem com que o balanço dos riscos para o crescimento da economia global tenham se deteriorado.

"Os eventos associados a esse processo conduziram a um aumento na volatilidade dos mercados financeiros de todas as regiões, em particular, as entradas de capital nas economias emergentes começaram a se reverter e as taxas de juros mostraram uma tendência de alta, tanto em economias avançadas como emergentes."