Banco Central libera saque de ‘dinheiro esquecido’ nesta terça

Com a colaboração de SBT News

O Banco Central (PC) irá reabrir, às 10h desta terça-feira (7), o Sistema de Valores a Receber e permitirá que os clientes de banco possam consultar o valor e solicitar o saque da quantia esquecida nas respectivas contas bancárias. Até o momento, o banco havia liberado ao usuário apenas a consulta da disponibilidade do dinheiro ou não.

abono-salarial-caixa
Foto: José Cruz | Agência Brasil

Das 15 milhões de consultas feitas para checar se havia o dinheiro ou não na conta, 4 milhões, ou seja 27% do total, têm direito ao recebimento. Entretanto, apenas 1,37% das contas contam com valores acima de R$ 1.000,01 disponíveis para retirada. Para consultar o valor disponível, é preciso acessar o site do Banco Central. Após a solicitação, o dinheiro será restituído em até 12 dias úteis.

Como retirar o dinheiro?

  • Acesse o site do Banco Central com a data e período de saque informado na primeira consulta. Caso tenha esquecido essas informações, volte ao sistema de repescagem.
  • Agora, é preciso criar ou fazer login em uma conta no site do Governo Federal. Há diversos níveis de conta, como prata, ouro e bronze. O ideal, de acordo com BC, é fazer o cadastro antes do dia da solicitação, ou seja, amanhã. Após o procedimento, leia e aceite o termo de responsabilidade.
  • Após verificar informações como o valor, a instituição que deve devolver o valor e qual é sua origem, se você tem Pix, selecione “Solicitar por aqui” e informar os dados solicitados. Lembrando que o valor cairá apenas em 12 dias úteis, mesmo selecionando a opção.
  • Se não tiver Pix, selecione “Solicitar via instituição”. Nesse caso, será preciso entrar em contato por telefone ou e-mail com o banco para combinar a retirada.

Leia mais:

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.