Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Bolsas fecham sem direção única em NY e Dow Jones renova máxima histórica

As bolsas de Nova York fecharam sem direção única nesta sexta-feira, 11, mas os três índices tiveram seus melhores ganhos semanais do ano, com a vitória do republicano Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos e expectativas com as possíveis mudanças que seu governo pode realizar.

O índice Dow Jones subiu 0,21%, aos 18.847,66 pontos; o Nasdaq teve alta de 0,54%, aos 5.237,11 pontos, enquanto o S&P 500 fechou em baixa de 0,14%, aos 2.164,45 pontos. Na semana, o Dow Jones renovou máxima histórica e subiu 5,36%, melhor alta semanal desde 2011. O Nasdaq acumulou ganhos de 2,78% e o S&P 500 de 3,80%.

Após abriram no vermelho, as bolsas ensaiaram uma recuperação com a divulgação do sentimento do consumidor americano, calculado pela Universidade de Michigan, que subiu na leitura prévia de novembro, ficando acima da expectativa dos analistas. No entanto, conforme as negociações foram avançando, Wall Street apresentou volatilidade.

O Dow Jones renovou máxima histórica em sua melhor semana desde dezembro de 2011. Os bancos, que puxaram o índice para cima durante a semana, continuaram em alta nesta sexta-feira. O JPMorgan subiu 0,05%, o Goldman Sachs avançou 1,53%, e as ações do Bank of America ganharam 1,39%.

"Estamos nesse período de reequilíbrio no mercado, com as pessoas tentando saber o que o novo presidente irá fazer e quais setores irão ganhar ou perder", disse Frank Ingarra, chefe de relações com o mercado na Northcoast Asset Management.

O S&P 500, por sua vez, foi mais afetado pelo setor de energia. Dados divulgados hoje apontaram aumento da produção da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) em outubro. Com isso, os preços da commodity caíram e influenciaram as ações de companhias do setor: a Chevron fechou em queda de 1,07%, enquanto a ExxonMobil caiu 1,59%.

Já o Nasdaq teve seu melhor ganho semanal desde fevereiro, mesmo com a maioria das empresas de tecnologia fechando em queda: a Amazon caiu 0,43%, o Google recuou 1,45%, o Facebook teve baixa de 1,12%. Já a Apple fechou em alta de 0,59% nesta sexta-feira. (Com informações da Dow Jones Newswires)