Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Campanha oferece orientações gratuitas sobre financiamento da casa própria em Curitiba

A 5ª Semana de Conscientização dos Mutuários, promovida pela Associação Nacional dos Mutuários - Regional Paraná (ANM/PR), acontece em Curitiba entre os dias 21 e 25 de novembro, com orientação gratuita para aqueles que financiaram um imóvel e possuem dúvidas ou que queiram recalcular os valores do financiamento. Para quem já adquiriu o bem, o principal objetivo é esclarecer questões sobre contratos, leilão de imóveis, problemas na infraestrutura comprometida, como rachaduras e infiltrações, entre outros. Já aqueles que pretendem adquirir o primeiro imóvel, podem procurar a associação para esclarecer dúvidas sobre como fazer um bom negócio do ponto de vista dos modelos de financiamentos existentes, taxas de juros, idoneidade dos vendedores, entre outras informações. A campanha acontece no mesmo período em que é feita a Semana Nacional de Conciliação, que pretende conciliar o maior número de processos em todos os tribunais do país.

O presidente da ANM/PR, Luiz Alberto Copetti, destaca que muitas vezes o desconhecimento em relação aos detalhes do financiamento, a falta de planejamento na compra de um imóvel e as dificuldades financeiras – ainda mais evidentes com a crise econômica – fazem com que o mutuário enfrente problemas para honrar seus compromissos e acabe se tornando inadimplente, e como consequência tenha a propriedade leiloada. “Em quatro anos, o número de imóveis levados a leilões devido à inadimplência aumentou cinco vezes no Paraná. Nosso levantamento aponta que nos seis primeiros meses de 2016 a média mensal de imóveis que foram levados a leilão por mês devido à inadimplência foi de 154, contra 25 verificados em 2013, o que é preocupante”, alerta.

Nesse quadro, a associação destaca que é imprescindível o mutuário buscar orientações, uma vez que, pela legislação atual, a partir da terceira parcela atrasada o imóvel já pode ir a leilão. “Muitos mutuários chegam ao caso extremo de perder o bem simplesmente por desconhecer as vias para regularizar a situação do imóvel. Por isso é necessário procurar por assistência técnica adequada”, conta Copetti.

Guia do Mutuário

Na Semana do Mutuário, a ANM/PR irá lançar o 10º Guia do Mutuário. A cartilha é distribuída gratuitamente e possibilita a consulta rápida aos questionamentos mais comuns sobre o financiamento, com dicas para a hora de comprar um imóvel e cuidados a serem tomados para os que já possuem um financiamento. Entre as principais dicas estão: a importância de não comprometer acima de 30% da renda familiar com a prestação do financiamento imobiliário, procurar imediatamente assessoria técnica especializada em caso de atraso nos pagamentos para evitar a perda do imóvel em leilão, a necessidade de acompanhar periodicamente a evolução do saldo devedor e da prestação da casa própria com o objetivo de verificar se o contrato permanece equilibrado do ponto de vista financeiro.

Serviço

5ª Semana de Conscientização dos Mutuários

Dia: 21 a 25 de novembro

Horários: das 9h às 12h e das 14h às 18h

Local: Sede da ANM/PR: Avenida Luiz Xavier, 68 – Ed. Tijucas, sala 307 – Centro – Curitiba/PR