Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Canadá está aberto a renegociar acordo de livre comércio com os EUA

O embaixador do Canadá em Washington, David MacNaughton, afirmou que o Canadá está aberto a renegociar o Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta, na sigla em inglês), caso o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, deseje isso.

Em conferência telefônica com jornalistas, MacNaughton disse que o livre comércio de madeira, um item que gera divergências, seria um dos primeiros temas que ele queria ver discutido, caso houvesse um novo acordo. O Canadá considera a postura do vizinho protecionista nessa questão da madeira. O embaixador notou que os EUA são o maior parceiro do Canadá e que o contrário também acontece. "Nós estamos dispostos a negociar."

O escritório do primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, informou que ele entrou em contato com Trump na quarta-feira. Trudeau e o presidente eleito dos EUA reiteraram a importância da relação bilateral e discutiram várias áreas de interesse comum.

Trump afirmou na campanha que desejava rever acordos comerciais, entre eles o Nafta. Um acontecimento positivo para a economia canadense poderia ser a retomada do projeto do oleoduto Keystone XL da TransCanada, da província canadense de Alberta até a Costa do Golfo dos EUA. O presidente dos EUA, Barack Obama, rechaça a iniciativa por questões ambientais, mas Trump disse que poderia aceitá-la, contanto que os EUA ficassem com uma parcela dos lucros. A TransCanada diz que segue comprometida com o projeto. Fonte: Associated Press.