Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Castello Branco: Petrobras está em paridade de preços com mercado internacional

A Petrobras está praticando preços em paridade com o mercado internacional, afirmou nesta quarta-feira, 17, o presidente da companhia, Roberto Castello Branco, ao contrário do que afirmam os importadores de diesel no Brasil. Segundo o executivo, o preço na bomba está 12% abaixo de uma média de 65 países estudados, mas para a Petrobras, nas refinarias, não existe defasagem.

"Ontem (terça) o ministro (de Minas e Energia, Bento Albuquerque) foi mal entendido. É na bomba que o Brasil está com preço 12% menor. A Petrobras está em paridade com o mercado internacional", explicou Castello Branco em referência a críticas de importadores de diesel, que acusam a estatal de praticar preços abaixo da paridade internacional.

"De 2011 a 2014 a Petrobras não seguiu a paridade internacional e teve perda de US$ 40 bilhões, que impactou todos nós, e provocou a falência de mais de uma centena de usinas de etanol, isso é ser contra o interesse do povo brasileiro", disse o executivo.

Ele disse que agora a Petrobras tem total independência para fazer seus ajustes e que os próximos passos são vender refinarias, para acabar com o monopólio do refino, e que também pretende buscar eliminar o monopólio do gás. "Eu já reclamei da solidão do refino, sou totalmente contra monopólios", afirmou.

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo