Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Comerciantes de Curitiba estão otimistas para 2017

(Foto: Fotos Públicas) - Comerciantes de Curitiba estão otimistas para 2017
(Foto: Fotos Públicas)

Uma pesquisa divulgada pela ACP/Datacenso mostra que os comerciantes de Curitiba estão confiantes com o desempenho da economia brasileira e paranaense para 2017. Cerca de 63% dos entrevistados consideraram que as vendas serão melhores do que 2016, 31% consideraram que o movimento será igual e 6% acharam que será pior. Ao todo foram ouvidos 200 comerciantes (proprietários ou gerentes) de micro (67%), média (4%) e pequenas empresas (29%).

Mesmo com a expectativa otimista, parcela significativa de 62% dos entrevistados não tem planos de novos investimentos na infraestrutura das instalações, intenção revelada por apenas 13% dos comerciantes da capital.

Quanto aos aspectos externos do entorno dos pontos comerciais e lojas em geral, para a maioria dos empresários (65%) a prioridade é a realização de investimentos na área da segurança pública, seguida de investimentos na divulgação dos estabelecimentos das várias regiões urbanas (17%), investimentos na melhoria de calçadas e iluminação pública (7%), além de outros incentivos como captação de novos empreendimentos (3%), redução de impostos e geração de empregos (3%) e estacionamentos mais em conta para a clientela (2%).

O levantamento foi realizado por meio de entrevistas pessoais entre os dias 4 e 7 de novembro passado, com grau de confiabilidade de 95%.

Com informações da Associação Comercial do Paraná