A conta de luz vai ficar mais barata em agosto! A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que será adotada a bandeira verde no próximo mês e, com isso, as faturas de energia elétrica não terão custo extra.
Bandeira verde deixa conta de luz mais barata
Depois do mês de julho com bandeira amarela, a bandeira tarifária voltou a ser verde para o mês de agosto, devido às condições favoráveis para a geração de energia elétrica no país. A bandeira verde permaneceu verde por 26 meses, de abril de 2022 a junho de 2024.
De acordo com Sandoval Feitosa, diretor-geral da Aneel, no final de junho, houve a previsão de um volume de chuvas menor para julho, o que foi confirmado na maior parte do país. “Porém, o volume de chuvas na Região Sul neste mês contribuiu para a definição da bandeira verde em agosto”, destaca.
Como funciona o sistema de bandeiras tarifárias
Criado pela Aneel em 2015 para indicar ao consumidor o custo da geração de energia, o sistema de bandeiras tarifárias reflete o custo variável da produção de energia elétrica.
- Nova fábrica vai gerar centenas de empregos no Paraná
- Vagas de emprego sobrando no Paraná: 21 mil oportunidades
São levados em conta fatores como a situação dos recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis e a necessidade de acionamento das energias termelétricas, que têm maior custo de geração.
O objetivo é permitir que o consumidor possa adaptar seus hábitos de consumo de energia elétrica quando a bandeira está amarela ou vermelha, por exemplo.