Contribuintes podem emitir guias do IPTU e ter desconto pagando cota única em Pinhais

O pagamento da cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2023 está disponível até o dia 15 de março. É possível garantir 8% de desconto, somente no valor do IPTU, para pagamento à vista.

iptu-pinhais
Foto: Prefeitura de Pinhais

Para acessar o boleto para pagamento do tributo, o contribuinte pode acessar o site da prefeitura, já os carnês começam a ser distribuídos ainda no mês de janeiro. É importante ressaltar que no valor a ser pago já está prevista a taxa de coleta de lixo.

Quem optar pelo pagamento parcelado terá a primeira parcela com vencimento todo dia 15 de cada mês, até dezembro. “Em caso de dúvidas, há atendimento presencial aos munícipes, porém, sempre que possível, pedimos à população que opte pelo uso dos serviços on-line”, explica o diretor do Departamento de Rendas Imobiliárias (DERIM), Antonio Cesar da Silva.

Os contribuintes que possuem benefício previdenciário de caráter permanente podem ser isentos do pagamento do IPTU, desde que a casa em que residam seja de até 100 m², o terreno seja de até 480 m² e o benefício seja de até um salário mínimo e meio. 

As solicitações para obter isenção do IPTU 2023 devem ser protocoladas no Departamento de Rendas Imobiliárias até o dia 31 de outubro de 2023.

Os contribuintes que receberem o carnê de IPTU com a palavra “ISENTO” impressa na capa, não precisam comparecer na prefeitura para solicitar a renovação da isenção. 

A falta de pagamento do tributo pode acarretar em inscrição em dívida ativa do valor devido, bem como protesto e cobrança judicial por parte da Procuradoria do município.

Serão aceitos pedidos de impugnação de IPTU no site da Prefeitura, por e-mail: [email protected] ou ainda pelo App atende.net.

O valor recolhido fica integralmente nos cofres do município, sendo utilizado pela administração em ações que beneficiam diretamente a população. Parte deste montante é investido nas áreas da saúde e educação, e também na execução de obras de infraestrutura que serão realizadas na cidade durante todo o ano.

Informações da Prefeitura de Pinhais

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.