Curitiba homenageia MEI de número 200 mil no Smart City Expo

Curitiba atingiu a marca de 200 mil microempreendedores individuais (MEI) formalizados na cidade. Nesta quarta-feira (22), o prefeito Rafael Greca homenageou a MEI de número 200 mil na cidade, Suellen Souza, de 24 anos. A cerimônia aconteceu no espaço Smart Plaza Vale do Pinhão, palco das inovações no Smart City Expo Curitiba.

Foto: Ricardo Marajó/SMCS

“Ser formalizada fez a diferença, pois posso emitir nota fiscal e, assim, consegui fechar contratos com empresas que não fariam se eu fosse apenas uma vendedora de doces” conta a confeiteira Suellen Souza.

O evento contou com a presença da presidente da Agência Curitiba, Cris Alessi; do diretor superintendente do Sebrae/Pr, Vitor Roberto Tioqueta; e da coordenadora dos Espaços Empreendedor, Letícia Justus.

Ecossistema de incentivo ao MEI

O Vale do Pinhão, por meio da Prefeitura de Curitiba e a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, têm diversos programas para o desenvolvimento do microempreendedor, como o Programa Bom Negócio, que oferta sete módulos diferentes de cursos gratuitos para a capacitação do empreendedor; o Programa Empreendedora Curitibana, que fomenta o empreendedorismo feminino; e o Curitiba Empreendedora, com seus nove Espaços Empreendedor, que oferta informações, mentorias, consultorias e serviços para os microempreendedores individuais.

O número expressivo, alcançado no final de fevereiro, é reflexo dessas estratégias de incentivo ao empreendedorismo por meio do Vale do Pinhão.

Quem é a MEI 200 mil

A microempreendedora individual Suellen Souza, 24 anos, é proprietária da Sou + Doce. Durante a pandemia, a moradora da CIC descobriu na confeitaria uma nova paixão e, também, uma oportunidade de negócio.

Ao produzir um bolo de aniversário para a sobrinha, percebeu seu dom para a cozinha e decidiu, então, pesquisar mais sobre o assunto. Depois de fazer alguns cursos, iniciou a venda de doces para conhecidos do bairro.

Em 2023, renunciou ao trabalho de carteira assinada para se dedicar totalmente à gastronomia. “Quando eu pedi demissão, já dei entrada no meu MEI. Eu sabia tirar o MEI online, mas tinha muitas dúvidas. Por isso, marquei horário pelo site e fui presencialmente no espaço da Rua da Cidadania do Tatuquara. Lá eles esclareceram várias dúvidas, me deram o passo a passo e foi bem simples”, disse a empreendedora.

A Sou + Doce vende por delivery, Instagram e Ifood, bolos de aniversário, brownies e os chamados “copos da felicidade”. Atualmente, está na fase de produção para a Páscoa, época do ano em que há o maior número de pedidos, segundo a proprietária.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas A opinião em forma de notícia
Alisha
Alorino
Antônio Carlos
Bianca Granado
Camila Santos
Edvaldo Corrêa
Elaine Damasceno
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Giselle Suardi
Guilherme C Carneiro
Mateus Afonso
Mauro Mueller
Oseias Gomes
Papai em Dobro
Tais Targa