Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Depois de abrir em alta, Bovespa cai mesmo com melhora do petróleo

A Bovespa abriu a segunda-feira, 28, em alta, mas em seguida passou a cair. A alternância de sinal mostra o embate entre o exterior negativo e o cenário doméstico. As bolsas na Europa estão em queda, assim como os índices acionários futuros. Os contratos de petróleo na Nymex (NY) e na ICE (Londres) caíram até perto da abertura dos negócios na Bolsa brasileira agora sobem à espera de novidades sobre a reunião da Opep.

A trégua à crise política, proporcionada pela reação do presidente da República, Michel Temer, contribui para a desvalorização do dólar ante o real em um dia de enfraquecimento da moeda americana perante as principais divisas emergentes e também de países desenvolvidos. A eficácia da reação de Temer e equipe para afastar-se de irregularidades - como o suposto tráfico de influência por interesses privados do ex-ministro Geddel Vieira Lima - e também da tentativa de legisladores de perdoar crimes políticos - com as emendas ao pacote anticorrupção - ainda é incerta.

O início das negociações no câmbio e na renda fixa mostra que as declarações do domingo do presidente foram importantes. E a desvalorização do dólar contribui para uma valorização da Bovespa. Mas há quem entenda que ainda restam dúvidas sobre a governabilidade de Temer e sobre sua capacidade de aprovar todas medidas do "necessário ajuste fiscal".

"Falar, ele fala o que quiser. O Lula (ex-presidente da República) também falava. Por enquanto, o que sustenta aqui dentro é a equipe econômica. O mercado ainda acredita que eles vão conseguir", diz um profissional de renda variável.

Às 10h34, o Ibovespa caía 0,35% aos 61.341,34 pontos, na mínima. As ações da Vale, que abriram em alta em um dia de valorização do minério de ferro na China, também alternaram sinal e caem. Perto do horário acima, Vale ON recuava 0,40%, enquanto a ação PNA tinha queda de 0,15%.

Analistas do Itaú BBA publicaram relatório após viagem à Ásia em que dizem que veem espaço para os preços do minério de ferro permanecerem elevados até o primeiro trimestre do ano que vem. Nesta segunda, o minério de ferro com pureza de 62% negociado no porto de Tianjin, na China, iniciou a semana com alta de 1,3% indo a US$ 80,2 a tonelada seca, de acordo com dados do The Steel Index.

A ações da Petrobras têm sinais mistos mesmo diante do fortalecimento da alta do petróleo. A ON caía 0,40%, e a PN subia 0,13%.