Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Distribuidoras de energia se reúnem em Curitiba

(Foto: Divulgação) - Distribuidoras de energia se reúnem em Curitiba
(Foto: Divulgação)

Neste fim de semana, mais de 300 estudantes de todo o país se reúnem em Curitiba para discutir soluções para o setor elétrico. Eles participam do Hackathon que acontece durante o Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (Sendi).

A proposta é aproximar a academia do setor elétrico no formato de desafios que deverão ser solucionados no prazo de 36 horas. Para isso, os participantes ficarão em um acampamento montado no Expotrade, em Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba), com toda a estrutura para a elaboração dos projetos.

“A coisa mais moderna que existe é a indústria junto com academia propondo soluções de ciência aplicada que já pode usar no campo. Como universidade tem acesso à tecnologia e o setor tem problemas para ser resolvidos, a aproximação é muito bem vista”, comenta o presidente da Copel, Antonio Guetter. A Copel é a anfitriã do evento.

As equipes que apresentarem soluções aos desafios propostos vão ganhar o direito de participar do seminário, realizado entre nos dias 8 e 9 de novembro, com a participação de empresas do setor. Nos dois dias, representantes de distribuidoras vão debater temas fundamentais para o setor e que fazem a diferença para o consumidor.

Em quatro painéis os participantes irão discutir sobre a gestão regulatória do setor, inovação, ética e a relação com os clientes. “O setor tem sofrido uma grande mudança em função da tecnologia, mas a regulação não acompanha essas mudanças na mesma velocidade”, observa Guetter.

Entre os participantes dos painéis estão o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, e o presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, que irão debater sobre a gestão regulatória. O procurador do Ministério Público Federal, Deltan Dallagnol, vai participar das discussões sobre ética.

Rodeio

Outra grande atração do evento é o tradicional Rodeio Nacional de Eletricistas, que acontece entre os dias 5 e 7 de novembro. Equipes de todas as concessionárias do país participam de provas sobre as práticas do cotidiano dos trabalhadores. O circuito prevê dez tarefas para os processos de reparo e manutenção da rede elétrica.