Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Dívida líquida do setor público cai para 50,7% do PIB em outubro, mostra BC

A Dívida Líquida do Setor Público (DLSP) recuou para 50,7% do Produto Interno Bruto (PIB) em outubro, ante 50,9% em setembro. Em dezembro de 2016, estava em 46,2% do PIB. A dívida do Governo Central, governos regionais e empresas estatais terminou o mês passado em R$ 3,298 trilhões.

Os números foram divulgados nesta quarta-feira, 29, pelo Banco Central, por meio da Nota de Política Fiscal à imprensa. A instituição previa que a relação da DLSP com o PIB chegaria a 51,1% em outubro.

Já a dívida bruta do governo geral encerrou o mês passado em R$ 4,837 trilhões, o que representa 74,4% do PIB. Este é o maior porcentual para a série histórica, cujo recorde anterior era de setembro de 2017, quando a relação estava em 73,9%.

A previsão do BC para o resultado do mês passado era de uma taxa de 74,4%. No melhor momento da série histórica, em dezembro de 2013, a dívida bruta chegou a 51,54% do PIB.

A dívida bruta do governo é uma das principais referências para avaliação, por parte das agências globais de rating, da capacidade de solvência do País.

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo