Empresas de carros por assinatura investem alto para ampliar frota

Nano locação, digitalização e conectividade do mercado automotivo, investimentos em soluções para mobilidade urbana, menos estoque, foco na experiência e custo unificado pelo tempo de uso do bem com tecnologia aliada ao pagamento. Essas são algumas das tendências de 2023 para o mercado automobilístico.

Foto: Divulgação

Pode-se afirmar que o Brasil tem potencial para se tornar um celeiro de novas tecnologias e de investimento em sustentabilidade e soluções para os desafios urbanos. Dentre eles, um dos principais reveses é o trânsito e inchaço populacional e a inadiável necessidade de deslocamento com mais conveniência e inteligência pela cidade. Nesta linha, os veículos por assinatura, modelo de negócios que naturalmente retira muitos carros da rua, e a locação pontual por necessidade são comportamentos cada vez mais consolidados no país. 

De acordo com a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), o serviço de assinatura cresceu 16,4% de janeiro a setembro de 2022. Para fins de comparação, o país contava com 91 mil veículos assinados em dezembro de 2021. Em setembro de 2022, esse número total saltou para 106 mil automóveis. No que tange à locação de carros, a projeção é que o setor avance até 20,7% em 2023.

Corroborando a performance positiva do setor, o V1, empresa de mobilidade urbana por app do Grupo Águia Branca, anuncia investimento de R$ 100 milhões, visando à renovação e ampliação da frota, assim como inovações tecnológicas, incluindo usabilidade, novas funcionalidades e melhoria na experiência do cliente. Os investimentos são justificados pelas positivas prospecções para o setor, que deve crescer em 15% somente durante o verão, comparado ao ano anterior, segundo a ABLA. As estatísticas detalham que viagens turísticas de lazer e negócios somaram 48% da demanda em 2022 e permanecerão em alta neste ano.

“O turismo intensifica a necessidade de mobilidade e o consumidor prioriza alternativas flexíveis e econômicas. Os serviços de aluguel e assinatura 100% digitais via aplicativo proporcionam agilidade e menos dores de cabeça, uma vez que toda a burocracia de comprar e manter um automóvel é responsabilidade da empresa, e não do cliente”, explica o diretor de negócios do V1, Leonardo Balestrassi.

É importante ressaltar que a assinatura também é percebida como alternativa aos clientes que buscam capitalizar e investir em outros setores e apenas arcar com parcelas mensais mais enxutas que cabem no orçamento.

“Percebemos que o consumidor prefere vender o carro próprio e investir o dinheiro. Mas essa decisão não exclui a necessidade de locomoção, é claro. A facilidade que proporcionamos de assinar um carro 100% digital contribui para o aumento da procura. No que tange a locação, nós atendemos às diversas necessidades dos usuários. Com a locação de meia diária, proporcionamos liberdade para resolver as demandas do dia a dia sem necessidade de arcar com uma diária inteira para compromissos em horário comercial. Já as locações mais duradouras, para eventuais viagens de negócio e turismo, também estão em alta, já que o brasileiro não quer arcar com despesas oriundas do carro próprio”, complementa.

Carros por assinatura reduzem custos de empresas

O V1 promove o serviço de locação especializado para pessoas jurídicas, com a possibilidade de migrar o uso de veículos próprios para terceirizados, reduzindo os custos, e sem precisar se preocupar com a manutenção e inutilização dos veículos nos períodos de baixa demanda.

Inclusive, uma pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e Sebrae com empresas de pequeno, médio e grande porte, revelou a porcentagem do gasto médio que as empresas têm com logística. As empresas pequenas têm gasto médico de 6,6% em relação ao faturamento anual, enquanto as médias consomem 6,1%, e as grandes, 7,5% da receita. Vale lembrar que frota própria exige infraestrutura para guardar os veículos.

“As empresas têm reconhecido os benefícios do aluguel de frota terceirizada. O time de soluções do V1 disponibiliza um sistema de gestão inteligente de carros e vans. Dentre os serviços propostos, oferecemos estações dedicadas exclusivamente às empresas, transporte de pessoas e gestão de viagens. A terceirização de frota tornou-se uma opção para gestores que buscam praticidade e economia, já que possui custos previsíveis acordados de antemão e carros disponíveis para substituição a qualquer momento, evitando, assim, que a empresa tenha capital parado”, explica o diretor.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.