Entenda a diferença entre as empresas de recuperação de crédito

Nos últimos dias, algumas notícias trouxeram à tona a pauta de empresas de recuperação de crédito. Enquanto alguns clientes se beneficiam dos serviços prestados, outros ainda têm dúvidas sobre a contratação. Nessa matéria, conversamos com uma empresa referência no segmento e juntamos informações importantes para você se informar antes de buscar uma empresa do segmento.


O que é a recuperação de crédito

Em geral, empresas de recuperação de crédito fazem o atendimento de pessoas endividadas ou inadimplentes. Seu papel é negociar a dívida diretamente com a instituição financeira credora em nome do cliente que a contratou. Nesse sentido, é feito um acordo que costuma reduzir o valor em aberto e garante que o consumidor possa quitar a dívida que adquiriu.

A Solução Financeira, empresa especialista em negociação extrajudicial de dívidas bancárias, informa que existem duas maneiras principais de fazer essa recuperação de crédito:

Ação Revisional

Provavelmente essa é a maneira mais conhecida de tratação de dívidas, levando o consumidor a crer que seja a única maneira. Nessa modalidade, é necessário contratar um advogado que entrará com uma ação judicial. Esse processo costuma ser demorado, já que envolve todo o trâmite judicial bem como possibilidade das partes envolvidas recorrerem das decisões.

Negociação amigável

Ao contrário da opção anterior, a recuperação de crédito aqui não envolve disputa judicial. Ou seja, além de não se fazer necessário a contratação de um advogado, a solução tende a vir mais rapidamente. Outra vantagem, é que a negociação amigável não afeta a reputação do consumidor junto às prestadoras de crédito. A Solução Financeira explica que o procedimento se baseia em um acordo vantajoso para os dois lados, credor e consumidor.

Como escolher uma boa recuperadora?

Agora que você já entendeu as modalidades de recuperação de crédito, é importante ter em mente qual seu objetivo antes de fazer a contratação. Em geral, para a recuperação judicial, a melhor opção é um advogado da sua confiança para que você possa acompanhar de perto toda a movimentação. Já na negociação amigável, a reputação da empresa é o principal requisito de confiabilidade. Então, o que deve ser levado em conta ao contratar uma empresa para negociar por você?

  • Certamente, o atendimento precisa ser pautado na transparência. Portanto, é importante que você leia o contrato e consiga tirar suas dúvidas em relação ao serviço para saber o que está contratando;
  • A empresa também deve ter um bom histórico de resoluções, observe se são divulgados números e relatos de satisfação dos clientes. Quem tem bons resultados está sempre disposto a mostrar isso;
  • Tempo de atuação não quer dizer tudo, mas conta muito ter experiência no mercado. A negociadora precisa conhecer a atuação do credor para melhor direcionar o seu atendimento;
  • Existem casos específicos que fogem da regra, por isso é importante entender como a empresa lida quando há um problema. Negociadoras confiáveis buscam ouvir o cliente e encontrar a melhor maneira de resolver conflitos sem que ele seja lesado.

Outros pontos fundamentais

Existem diversas empresas nesse ramo ao redor do Brasil, muitas delas fazem um bom trabalho e são responsáveis por ajudar de fato as pessoas com dívidas. Porém, é preciso conhecer a história de cada uma para não cair nas mãos de pessoas más intencionadas. Se não prestar atenção aos itens anteriores, é fácil confundir as empresas que atuam com seriedade no segmento com aquelas que oferecem serviços diferentes do procurado.

Entendemos que uma recuperadora de confiança deve ter respeito ao seu cliente e estar disposta a esclarecer situações pontuais sobre a prestação dos seus serviços. Pensando nisso, é importante alinhar as expectativas dos clientes para garantir um atendimento transparente, dando valor a tudo o que envolve essa pessoa, garantindo um atendimento efetivo e humanizado.

Os serviços prestados pela Solução Financeira são exclusivamente de negociação amigável, não envolvendo disputas judiciais. Atuando há quase 10 anos no mercado, está presente em 11 estados do Brasil e conta com mais de 50 mil clientes satisfeitos. Inclusive, muitos deles voltam a contratar os serviços e até indicam para familiares e amigos. Saiba mais no site da empresa www.solucaofinanceira.net.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas A opinião em forma de notícia
Alisha
Alorino
Antônio Carlos
Bianca Granado
Camila Santos
Edvaldo Corrêa
Elaine Damasceno
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Giselle Suardi
Guilherme C Carneiro
Mateus Afonso
Mauro Mueller
Oseias Gomes
Papai em Dobro
Tais Targa