Inverno pode aumentar em até 80% gastos com gás e energia

Energia elétrica também tem uma média de 30% de aumento no frio; saiba como evitar gastos excessivos

A chegada do inverno contribui para o aumento nos gastos em serviços de gás e energia. Durante a estação, o aumento de gás é sentido no bolso de quem fugiu do chuveiro elétrico para economizar e acabou optando pelo aquecedor a gás, como é o caso de condomínios, por exemplo.

gastos gás energia inverno
Foto: Copel

Estudos da Gaslog, empresa que opera com o fornecimento de GLP, informam que o aumento no consumo de gás pode chegar a 80%. Isso porque além dos banhos aumentarem e exigirem maior consumo de gás por conta da temperatura, no frio as pessoas tendem a cozinhar mais, o que também acaba fazendo a fatura subir.

“Com o frio, a temperatura da água também fica mais baixa, cerca de 7°C, enquanto no verão, esse valor é de uma média de 20°C. O que significa que é preciso mais combustão para elevar a temperatura, e, consequentemente, maior consumo de gás”, explica Marcelo Medeiros, gerente de operações da Gaslog.

Já quando se fala do aumento da energia elétrica, fatores como o uso de aquecedores, dias menos iluminados e mais roupa para lavar, aumentam consideravelmente o valor das contas de energia elétrica.

“Em alguns estados, como é o caso do Sul, por exemplo, esse aumento chega a uma média 30%. No inverno, ainda tem o agravante de escurecer mais cedo, o que aumenta ainda mais o uso de aparelhos que precisam de energia”, conta Miguel Segundo, CEO da Gedisa Energia.

Dicas para economizar com gás e energia no inverno

Os especialistas Miguel Segundo e Marcelo Medeiros listaram algumas possibilidades para economizar mais no período. Confira:

  • Dê preferência para banhos sincronizados e curtos

Sim, o gás é mais vantajoso se comparado com chuveiros elétrico. Mas, ainda assim, a conta de gás costuma vir mais cara no inverno. Por isso, apesar de ser difícil, é preciso tomar banhos rápidos durante o inverno, caso contrário, a conta virá alta. Outro fator que pode ajudar é tomar banho todos ao mesmo tempo, pois, dessa maneira, a água já estará quente e, assim, é necessário menos combustão e, consequentemente, menos consumo de gás.

  • Cozinhando de forma consciente

Como a água demora muito mais tempo para aquecer, recomenda-se utilizar água já fervida para preparar diversos alimentos. Com isso, eles cozinham de forma mais rápida e o consumo de gás diminui. Além disso, é importante ficar de olho na cor das chamas na hora de cozinhar. Muitas vezes, um fogão pode apresentar chamas alaranjadas na hora de cozinhar alguma refeição 一 e isso pode ser consequência de sujeiras acumuladas, o que pode levar a um maior consumo de gás. Portanto, verifique sempre se as bocas do equipamento estão limpas.

  • Acenda, mas apague

Como os dias ficam mais curtos durante o inverno, acendemos as luzes mais cedo e por um período maior. Aproveite ao máximo o tempo de luz do dia, abrindo janelas e cortinas. Trocar lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou LED reduz o consumo de energia em 80%.

  • Geladeira na temperatura mínima

Como a temperatura está mais baixa, não é necessário usar a potência máxima das geladeiras. Mesmo com os aparelhos cheios, é recomendável que o termostato se mantenha no mínimo. Deixar resfriar os alimentos antes de colocar na geladeira também diminui o gasto de energia.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.