Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Índice de confiança do consumidor volta a subir na comparação anual, diz ACSP

O indicador de confiança dos consumidores medido pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) mostrou, neste mês, alta no comparativo anual pela primeira vez desde dezembro de 2014.

Puxado pela melhora de humor nas cidades do interior, o Índice Nacional de Confiança (INC) alcançou 78 pontos em outubro, num aumento de quatro pontos tanto sobre o mês anterior quanto em relação a outubro de 2015.

Embora o indicador ainda esteja no campo do pessimismo - intervalo de 0 a 100, num total de 200 pontos possíveis -, a associação dos comerciantes paulistas fez uma avaliação positiva do resultado da pesquisa, realizada entre os dias 1 e 12 de outubro pelo Instituto Ipsos em todas as regiões do Brasil.

"Há entre os consumidores uma expectativa de melhora quanto ao futuro do País. É um sinal alentador para a economia e o varejo", afirma, em nota, o presidente da ACSP, Alencar Burti, que atribui a melhora de confiança às primeiras medidas em direção ao ajuste fiscal, além da desaceleração da inflação.

Nas cidades do interior, o INC subiu de 78 para 86 pontos na passagem de setembro para outubro. Já nas regiões metropolitanas, mais dependentes da indústria, o índice caiu 8 pontos, para 48 pontos.