O IPVA de 2024 ficará mais barato na comparação com 2023 para quase 2,7 milhões de veículos, ou cerca de 60% da frota do Paraná. Além disso, mais de 650 mil veículos (14% da frota) observarão uma redução superior a 10%.
De acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) e a Receita Estadual do Paraná, a redução do IPVA se deve principalmente ao fato de que os carros usados ficaram mais baratos ao longo de 2023.
As equipes da Receita Estadual e da Fazenda trabalham na atualização dos valores de referência para o cálculo do IPVA. Neste momento, tomam como base uma primeira versão da tabela de valores elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), com dados regionalizados para o Paraná.
A Fipe fornece informações sobre os preços de veículos usados em todo o país. A tabela é uma referência amplamente aceita e confiável para determinar preços de mercado de carros, motocicletas e outros tipos de veículos.
IPVA 2024 mais barato no Paraná
Considerando a variação dos preços dos veículos entre outubro de 2022 e outubro de 2023, e a atual composição da frota de veículos tributáveis do Paraná, a média dos preços de referência dos automóveis foi reduzida em 1,67%, de acordo com a Fipe.
Veículos com menos tempo de uso desde sua fabricação são os que apresentam as maiores quedas nos valores venais. Segundo a Fipe, veículos fabricados entre 2009 e 2022 apresentam redução média no valor de 2,29%
- Paraná anuncia antecipação do 13º salário e da folha de dezembro
- Onda de calor pode provocar tempestades no Paraná, diz Inmet
- Vereadores de Curitiba aprovam reajuste de 5,19% para servidores municipais
O “valor venal” se refere ao valor de mercado de um veículo, ou seja, o preço pelo qual ele poderia ser vendido. Ele é parte essencial no cálculo do IPVA, uma vez que serve de base sobre a qual incide a alíquota do imposto.
“Com a redução nos valores venais dos veículos usados, é esperado que o valor do IPVA cobrado em 2024 seja, na média, inferior ao valor cobrado em 2023”, diz Ezequiel Rodrigues dos Santos, coordenador da Inspetoria Geral de Arrecadação da Receita Estadual.
O Estado do Paraná tributa com o IPVA veículos fabricados de 2004 em diante. Segundo informações da Fazenda, até setembro de 2023 a frota tributável do Paraná era constituída de 5.823.391 veículos.