O mercado de locação de imóveis em Curitiba cresceu nos primeiros meses de 2024, de acordo com levantamento apresentado pelo Sistema Secovi-PR.
A Locação Sobre Oferta (LSO) residencial, que avalia a quantidade de negócios fechados em relação ao número de imóveis disponíveis, foi de 26% em fevereiro, 0,6% a mais em relação ao mesmo mês do ano passado. Já o LSO comercial foi de 7%, um crescimento de 1,4% na comparação com o mês anterior.
Para Luciano Tomazini, presidente do Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar) e vice-presidente de Economia e Estatística do Secovi-PR, os números apontam para o bom momento para investidores que procuram espaços para locação. “Esse movimento acontece devido à oferta de imóveis, que está baixa na cidade, enquanto a demanda está cada vez maior”, argumenta.
Locação de imóveis em Curitiba: bairros mais procurados
O levantamento realizado pelo Inpespar e pelo Secovi-PR mostra que a região mais procurada para locação de imóveis residenciais em Curitiba é o Centro, que concentra 16,8% das buscas.
Em seguida, aparecem Água Verde (6,4%) e Cristo Rei (4,2%) também se destacam. Portão (4,1%), Bacacheri (3%), Batel (3%) e Rebouças (3%).
- Locação de imóveis comerciais em Curitiba tem melhor janeiro da década
- Locação: busca por imóveis residenciais está cada vez mais acirrada
- Apenas 1,3% dos imóveis em Curitiba está disponível para locação
Na relação dos bairros mais procurados para a locação comercial, o Centro de Curitiba também lidera com 31% das negociações. Na sequência, também aparecem Centro Cívico (6,2%) e Água Verde (5,3%).
Conforme o Secovi-PR, a procura maior em regiões centrais pode ser justificada pela infraestrutura que os bairros oferecem, com grande quantidade de lojas e imóveis disponíveis para locação.