Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Londrina perde duas posições em ranking de cidades empreendedoras

(foto: Reprodução) - Londrina perde duas posições em ranking de cidades empreendedoras
(foto: Reprodução)

A Endeavor Brasil divulgou o ranking das principais cidades empreendedoras do Brasil, que analisa o comportamento de 32 cidades em relação às condições ofertadas para que pessoas interessadas em abrir o próprio negócio consigam se desenvolver e crescer.

Londrina caiu duas posições em relação ao ranking de 2015, passando do 17º para o 19º lugar. Curitiba perdeu sete posições, caindo para 15º , enquanto Maringá subiu duas e aparece na nona posição.

O melhor desempenho de Londrina foi no indicador de Infraestrutura, aparecendo em 11º depois de subir seis posições. Foram analisados itens como a conectividade via rodovias, o número de passageiros em voos por ano (1 milhão em 2015) e distância ao porto mais próximo (488 de Paranaguá).

Também foram levados em consideração neste item o fato de 13,05% da população ter acesso à internet rápida, o preço médio do metro quadrado (R$ 3,5 mil), a taxa de homicídios e o índice de fluidez do trânsito.

Em relação ao ambiente regulatório, a cidade aparece em 15º lugar. Pesaram o tempo de 116 dias para abertura de uma empresa e 149 dias para regularização de imóveis.

 O pior desempenho foi em “mercado”, com o 29º lugar, quatro posições abaixo do ano anterior. O indicador mediu o Produto Interno Bruto (PIB) do município, de R$ 15,9 milhões, o crescimento médio de 5,63% nos últimos três anos e a proporção de empresas exportadoras com sede da cidade.

A maior queda foi registrada em capital humano, com perda de sete posições, ficando em 22º lugar. O índice analisou a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o Exame Nacional do Ensino Médico (Enem) e o número de matriculados no ensino técnico.